O uso da energia solar vem ganhando força em todo o mundo. O número de prédios residenciais e comerciais que estão adotando esse tipo de energia cresce a cada dia. A utilização da energia solar, porém, vai além de fornecer eletricidade para os condomínios. Vários segmentos estão aproveitando os benefícios dessa fonte de energia para desenvolver projetos inovadores e ecologicamente corretos.
Muitos dos projetos são desenvolvidos dentro de universidades, que contam com laboratórios equipados para pesquisas e equipes ansiosas por fazerem a diferença para o nosso planeta. É o caso da Equipe Solar Brasil (ESB), discente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), responsável pela criação de barcos solares. A ESB foi criada com o intuito de desenvolver embarcações movidas a energia solar, destinadas à participação em rallies nacionais e internacionais.
A cada dois anos, o barco solar da ESB participa do Dutch Solar Challenge, na Holanda, concorrendo com equipes que representam as melhores universidades, centros de pesquisa e empresas ligadas às áreas de energia e transporte marítimo. Apesar dos poucos recursos, o barco solar brasileiro vem conseguindo excelentes resultados, como o 3º lugar em provas individuais e o Top 7 geral, entre mais de 25 equipes. Além disso, a equipe é a atual bicampeã do Desafio Solar Brasil (DSB), competição nacional da qual foi uma das impulsionadoras para a sua criação.
Para a construção do barco solar, além dos painéis solares, foram utilizados materiais compósitos como fibra de carbono e vidro. Ele conta ainda com equipamentos eletrônicos, baterias, motor e sistemas mecânicos para a propulsão da embarcação. Com 6m de comprimento, o barco solar leva cerca de nove meses para ficar pronto: três deles para o desenvolvimento do projeto e mais seis para a construção.
Leia mais: Mitos e verdades da geração de energia solar fotovoltaica
Formada por alunos de diversas engenharias da Escola Politécnica, supervisionados pelo professor doutor Alexandre Alho, a equipe atua no Polo Náutico da UFRJ. Seu principal foco é o desenvolvimento de projetos de embarcações, sistemas elétricos, mecânicos e de propulsão e o estudo de materiais e estruturas, proporcionando aos alunos vivência e prática profissional.
A embarcação construída pela Equipe Solar Brasil só reforça como o nosso país tem plena capacidade para o desenvolvimento de tecnologias de alto nível. Além disso, mostra o potencial incrível da energia solar, que pode ser usada de inúmeras formas, trazendo diversos benefícios para a população e para o planeta. Potencial já sabemos que existe, agora falta apenas explorá-lo! Vamos torcer! 🙂