Uma das grandes preocupações de diversas empresas em todo o mundo é oferecer um ambiente de trabalho que estimule o aumento da produtividade e do bem-estar dos funcionários. Estudos do Green Building Council (GBC) comprovam que investir em pequenas atitudes como a adequação da iluminação e a melhora da qualidade do ar interna podem aumentar a produtividade dos colaboradores de 8% a 11%.

A Certificação Internacional WELL surgiu justamente para avaliar questões ligadas à saúde e ao bem-estar dos moradores, usuários e visitantes de construções verdes. E, por falar nisso, uma empresa de software localizada em Teresópolis, na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, construiu um prédio verde tomando como base vários conceitos ligados à sustentabilidade. Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, a empresa tem investido bastante em ações que aumentam a qualidade de vida dos funcionários.

Conhecida como a capital nacional do montanhismo, Teresópolis é cercada por muito verde. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a grande atração turística da cidade, possui uma natureza exuberante, com grande variedade de espécies da fauna e flora nativas. Em um ambiente no qual a natureza é o grande destaque, a Alterdata construiu um edifício com a intenção de integrá-lo à atmosfera da região. Confira abaixo alguns diferenciais da sede da empresa, voltados para a preservação do meio ambiente e o bem-estar dos colaboradores.

  • Revestimento de vidros:

predio-sustentavel-alterdata-01O prédio é todo revestido com vidros esverdeados. O vidro foi escolhido porque proporciona a entrada de luz natural e ajuda na conservação térmica. Com isso, o ar-condicionado é ligado apenas quando de fato é necessário, e as luzes de vários ambientes permanecem desligadas enquanto há luz natural suficiente para iluminar os espaços. A cor verde dos vidros foi escolhida para que o prédio fosse integrado à vegetação ao redor.

  • Sistema de tratamento de esgoto:

Infelizmente, grande parte da cidade de Teresópolis não conta com rede de tratamento de esgoto. A Alterdata, porém, instalou um sistema de tratamento dentro do prédio, que filtra e desinfeta as águas residuais, fazendo com que a água retorne à natureza até 95% mais limpa.

  • Captação da água da chuva:

predio-sustentavel-alterdata-02A água da chuva é armazenada em um reservatório no subsolo do edifício. De lá, ela é bombeada para uma caixa superior e reaproveitada nas descargas dos banheiros e na rega dos jardins.

Parte desta água é reaproveitada para abastecer uma fonte na entrada do prédio, como referência às inúmeras cascatas presentes na cidade.

  • Reaproveitamento de materiais:

predio-sustentavel-alterdata-03Uma empresa de software possui grande quantidade de lixo eletrônico, certo? Pois a Alterdata encontrou uma maneira muito interessante de reaproveitar esses materiais. O prédio é todo decorado com quadros e obras que reaproveitam objetos comuns no dia a dia dos funcionários. Mouses, teclados, fontes e CPUs servem de matéria-prima para a criação de obras interessantíssimas. Logo na entrada, uma linda obra, batizada de “Alma”, dá as boas-vindas aos visitantes.

  • Reciclagem:

A empresa realiza a separação correta dos materiais e destina os resíduos à reciclagem. O lixo eletrônico que não é reaproveitado é separado e descartado de forma correta. Alguns equipamentos que ainda têm utilidade são doados para instituições e escolas públicas. Além disso, a empresa recebe muitos jornais e revistas, que são oferecidos para escolas municipais realizarem trabalhos com as crianças.

  • Telhado verde:

predio-sustentavel-alterdata-04Na cobertura da área reservada ao café, foi instalado um telhado verde, com o objetivo de aprimorar o conforto térmico do ambiente. O telhado pode ser avistado nos andares superiores, proporcionando, ainda, um “refúgio” a mais aos olhos. 🙂

  • Inclusão de jardins:

predio-sustentavel-alterdata-05No pátio do terceiro andar do prédio, foi construído um belo jardim, que serve como ambiente para relaxamento e descanso dos funcionários. O local possui ainda uma bonita vista para a vegetação.

  • Incentivo ao uso das escadas:

Uma campanha interna chamada “Pé na Escada” foi criada para incentivar os funcionários a utilizarem as escadas do prédio. Banners, camisas e materiais de divulgação foram produzidos para incentivar a prática. Além de contribuir com a economia de energia, a atitude promove o estímulo à atividade física.

  • Ambientes que proporcionam integração:

predio-sustentavel-alterdata-08Os ambientes internos foram pensados para gerar maior conforto e integração dos funcionários. As baias instaladas facilitam a troca de informações entre as equipes.

Como muitos funcionários trabalham atendendo clientes por telefone, o teto dos departamentos recebeu atenção especial. Ele foi construído em formato de caixa de ovo, o que ajuda a propagar o som e deixa os ambientes mais silenciosos.

  • Espaço de relaxamento para os funcionários:

predio-sustentavel-alterdata-06Um espaço muito bacana foi criado visando ao relaxamento dos colaboradores. Sofás, pufes e almofadas foram disponibilizados para quem quiser sentar, deitar e – por que não? – tirar um cochilo (risos). Um ambiente voltado para a leitura também marca presença no local, que conta ainda com uma decoração clean. Uma pequena queda-d’água proporciona o som ideal para quem deseja deixar o estresse de lado.

predio-sustentavel-alterdata-07Como vimos, a Alterdata tem investido bastante em ações que contribuem para a proteção do meio ambiente, o bem-estar dos funcionários e para o desenvolvimento da cidade. Uma região onde a natureza é protagonista merece ser tratada com respeito. Esperamos que estas ações inspirem outras empresas e pessoas físicas a adotarem medidas que priorizem o meio ambiente. 🙂

Comentários