Projeto cria um condomínio de casas com coberturas verdes

Devido a sua rápida urbanização, as cidades do Vietnã acabaram se desenvolvendo de forma diferente das suas origens, que possuíam muita vegetação. Hoje, o excesso de veículos provoca não só problemas no trânsito como também na poluição do ar fazendo com que as cidades não propiciem mais o contato da população com a natureza. A casa-protótipo House for Trees é um projeto de arquitetura sustentável que promete mudar esta situação.

House for Trees (em português “Casa para árvores”) é construção com protótipos de casas construídas com o objetivo de devolver o espaço verde para as cidades. Sua estrutura de cinco caixas de concreto nos dá a impressão de serem grandes vasos que abrigam espécies diferentes em suas coberturas neste incrível projeto de arquitetura sustentável para condomínios.

arquitetura_house_for_trees_01Contato com a natureza é destaque

Em cada uma das coberturas há uma camada de terra de 1,5 m de profundidade, permitindo que ali se plantem árvores de grande porte, formando um imenso telhado verde de jardm. Para que as raízes não danifiquem a construção, os arquitetos escolheram uma espécie que praticamente só tem raízes aéreas, a Banyan. O peso desse jardim de cobertura é suportado pelas paredes estruturais, feitas com concreto moldado na obra em fôrmas de bambu.

Assim, ficam à vista os relevos nas fachadas de cada construção, que se distribuem no terreno de 474 m² em torno de um pátio central. A primeira delas, que é térrea, foi pensada para abrigar um altar. Já as outras quatro, com dois andares cada uma, têm respectivamente: biblioteca e quarto; cozinha e depósito; sala de jantar e quarto; e dois banheiros. Juntas, totalizam 226,5 m², e foram idealizadas para uma família de três pessoas. Os andares superiores se unem por pontes metálicas, que também dão sombra e abrigo para quem está passando embaixo.

Para os arquitetos, o diferencial da moradia, projetada para ser uma arquitetura sustentável, é oferecer um estilo de vida tropical que coexiste com a natureza. Feitas com poucos revestimentos e matérias locais, as construções produzem baixa emissão de gás carbônico. Clique aqui e confira mais fotos no site dos arquitetos.

Bacana né? Já pensou como seria morar em um condomínio assim? É a arquitetura sustentável cada vez mais aproximando homem e natureza! 🙂

*Fonte: Casa Vogue

Comentários