Conheça a história de Sicily e veja como a sustentabilidade a ajudou a homenagear seu pai

Hoje a gente traz a incrível história de uma adolescente de 14 anos, que construiu sozinha e com apenas 10 mil dólares, uma casa sustentável. O projeto havia sido pensado junto com seu pai, que desde cedo lhe ensinou noções básicas de arquitetura. Em 2013, Dane Kolbeck veio a falecer após um acidente de carro e ausência do pai serviu de incentivo para a jovem Sicily Kolbeck levar adiante o sonho do pai, em forma de homenagem.

A casa sustentável durante a fase de acabamento.
A casa sustentável durante a fase de acabamento.

Batizada de “La Petite Maison”, em português “A Pequena Casa” e localizada na Geórgia, Estados Unidos, a casa sustentável estava de pé dois anos após o início de seu projeto. Sicily, buscou ajuda de seus colegas de escola para identificar os interesses de cada aluno e a melhor maneira de aproveitá-los na construção da casa. Segundo ela, o projeto todo teve o custo de dez mil dólares, dinheiro que a adolescente juntou junto com a mãe e ganhou parte de presente de amigos.

Minha decisão de construir um pequeno espaço foi pela economia e pelo desejo de ser livre. Liberdade, para mim, significa me manter de uma forma sustentável. A construção da casinha pode me dar estabilidade e conhecimento, que vão durar eternamente”afirmou Sicily em entrevista a um jornal local.

A pequena casa sustentável

A “Le Petite Maison”, como o próprio nome diz, é uma pequena casa sustentável, compacta – possui 38 metros quadrados divididos em cozinha, banheiro, área comum e um quarto. Toda a construção é abastecida por energia fotovoltaica (solar) e os resíduos do banheiro são aproveitados para compostagem.

adolescente-constroi-casa-sustentavel-2

Além de mostrar que é possível construir uma residência com esforço e pouco dinheiro, a jovem norte-americana adquiriu habilidades que levará para toda vida, pois esteve envolvida  em todas as etapas – como a canalização, sistema elétrico, instalação dos painéis solares e carpintaria, e, principalmente, a valorização do espaço em que está vivendo.

De acordo com Sicily, a casa sustentável foi construída para ser um espaço de leitura e convivência e já nasceu com a consciência da importância de se levar uma vida sustentável.

adolescente-constroi-casa-sustentavel-3

No vídeo abaixo (em inglês), Sicily faz um pequeno tour para mostrar sua casa sustentável:

Incrível, não?! História para inspirar a sua sexta-feira e deixar o fim de semana mais feliz! 🙂

*Fonte: Razões para Acreditar

Comentários