Ao construir uma casa sustentável, várias premissas ecoeficientes são colocadas em prática. A casa MeMo, porém, foi além desses conceitos e destaca-se também pelo seu lindo projeto de paisagismo. Localizada na região de San Isidro, zona norte da província de Buenos Aires, na Argentina, ela foi concebida para atender aos desejos de sua proprietária.

casa-sustentavel-argentina-05Apaixonada por paisagismo e muito preocupada com a preservação do meio ambiente, ela comprou um terreno e contratou o escritório BAM! Arquitectura para, juntos, criarem a casa dos seus sonhos. Para atender às suas necessidades, a casa precisava mesclar um ambiente propício ao trabalho e ao convívio familiar, isto porque a proprietária é uma mulher que vive sozinha, mas recebe amigos e clientes, bem como a visita de seus filhos que moram no exterior.

casa-sustentavel-argentina-12Para Gonzalo Bardach, um dos sócios da BAM! Arquitectura, o projeto levou em conta não só a morfologia da região e as necessidades da moradora, mas também conseguiu reduzir os impactos no meio ambiente. Um dos primeiros desafios foi minimizar a perda de espaços verdes causada pela construção da moradia. O verde retorna ao ambiente em um jardim em três dimensões, que pode ser acessado de todos os andares da casa.

casa-sustentavel-argentina-06Um sistema de rampas verdes, acompanhado de escadas, conecta o nível zero com o primeiro andar e a cobertura, criando um terraço-jardim com espécies nativas, restaurando a paisagem original. “Criar uma relação direta com o exterior é o coração deste projeto”, considera Matías Mosquera, também sócio do escritório, que acrescenta: “O interessante foi criar um caminho para todos os usuários, ligando todos os três níveis, através do coração da casa, sem perder a privacidade dos espaços mais íntimos.”

Leia mais: Conheça o maior jardim vertical do mundo

casa-sustentavel-argentina-07Após resolver a questão do impacto ambiental, o escritório voltou sua atenção para as soluções práticas do projeto. A água da chuva é recolhida e utilizada para irrigar o jardim. Painéis fotovoltaicos também estão presentes para fornecer energia para aquecimento, ventilação e ar-condicionado. O posicionamento da casa foi minuciosamente escolhido para aproveitar ao máximo a energia solar e permitir que a mesma quantidade de luz natural seja recebida em todos os ambientes da casa. Além disso, vidros especiais foram instalados para aumentar o isolamento térmico.

casa-sustentavel-argentina-13Durabilidade e economia também foram conceitos empregados na construção da casa MeMo. O escritório priorizou o uso de materiais vendidos na região e tentou gerar a menor quantidade possível de resíduos, através da reutilização de diversos materiais. Um bom exemplo é a porta da entrada, que foi construída com o excedente da estrutura. Durante a obra, também foi feita a separação e coleta de resíduos recicláveis e​ foi projetada uma composteira para fornecer adubo para o jardim.

casa-sustentavel-argentinaO design do paisagismo foi desenvolvido através de um processo de pesquisa e autoconstrução com dois objetivos principais: criar um jardim que produzisse diversos alimentos a partir de premissas sustentáveis ​​e contribuir para a ecologia urbana com o uso de espécies locais. Para atingir este último objetivo, foi feito um estudo botânico das espécies nativas da região, que foram plantadas pela dona da casa. E, assim, ela finalmente conseguiu ter a casa dos seus sonhos. 🙂

Imagens: © Jeremías Thomas

Fonte: Clarín

Comentários