Como sabemos, o elevador é um dos grandes vilões de consumo de energia em um edifício. Já mostramos aqui no blog algumas dicas para economizar energia no elevador do condomínio, mas será que algum dia existirá uma alternativa para ele? A primeira opção que vem à cabeça é a escada, que ainda proporciona às pessoas se movimentarem e praticarem um exercício físico. Mas será que haverá outra opção? Se depender de Elena Larriba, formada em Engenharia de Design de Inovação, a resposta é “sim”: uma bicicleta.
Não entendeu? Calma, que a gente explica (risos)! Elena desenvolveu um protótipo que tem como objetivo servir como alternativa para os deslocamentos entre os andares de um prédio. Trata-se de uma bicicleta que, ao ser pedalada, permite a locomoção vertical das pessoas. Batizada de Vycle, ela tem guidão, pedais e assentos, como uma bicicleta qualquer, porém, em vez de rodas, ela possui uma estrutura na parte de trás que pode ser fixada em um trilho.
Talvez você esteja se perguntando: “Mas será que ela é muito pesada para pedalar?” Segundo Elena, a força para promover o deslocamento da bicicleta é basicamente a mesma necessária para superar o peso do nosso corpo, bem parecida com aquela utilizada em uma bike comum.
Larriba ainda destaca dois benefícios que a Vycle poderia trazer se fosse implantada em novas construções. Além de ajudar o meio ambiente ao poupar a energia que os elevadores gastariam, a bicicleta traria menos problemas aos arquitetos na hora de projetarem os edifícios. Isto porque eles não teriam que reservar os espaços destinados para elevadores e escadas.
Leia mais: Escada ou elevador, eis a questão
“As escadas são volumosas e pouco atraentes, especialmente em edifícios de alto padrão, onde as pessoas geralmente não as usam, e os elevadores exigem muita energia para mover uma pessoa a alguns metros de distância”, diz Elena. Para ser incluída nos projetos de condomínios de alto padrão, a Vycle teria que ser repaginada e já existe uma simulação de como ficaria. Veja nas imagens abaixo:
Achamos a Vycle uma solução muito bacana que poderia ser testada. A única questão é que, até então, ela desloca uma pessoa de cada vez, o que seria um transtorno para os edifícios com grande movimentação. Além disso, retirar as escadas pode não ser uma estratégia adequada visando à segurança dos ocupantes, pois, em caso de incêndio, a escada ainda é a melhor opção.
De qualquer forma, vamos esperar novidades sobre o projeto. Sendo bem trabalhado, trata-se de uma solução inovadora, sustentável e – por que não? – divertida (risos)! Compartilhe com seus amigos! 🙂
* Fonte: Dezeen