Quando você vai ao shopping, o que espera encontrar por lá? Roupas, sapatos, produtos para a casa, descontos, promoções? Muitas pessoas ainda aproveitam para fazer um lanche ou apenas para passar o tempo. Pois bem, se você for ao Dizengoff Center, o mais antigo shopping de Tel Aviv, em Israel, além de tudo isso, você encontrará vegetais fresquinhos produzidos ali mesmo, no próprio estabelecimento! 🙂
Isto porque no terraço do shopping existe uma fazenda urbana impressionante, capaz de produzir 10 mil cabeças de folhas verdes todos os meses, durante todo o ano. Batizada de Green in the City, a fazenda possui cerca de 750 metros quadrados e disponibiliza 17 diferentes tipos de vegetal. Outro diferencial bacana é a forma de produção desses alimentos, sem utilizar o solo. Os vegetais crescem de forma hidropônica e nenhum tipo de pesticida é usado!
Um sistema de cultura em águas profundas foi desenvolvido e, com esse tipo de processo, os vegetais crescem duas vezes mais rápido em comparação com produtos cultivados no solo. A água é oxigenada por meio de uma bomba de ar, alimentada por energia solar. Os níveis de pH são cuidadosamente monitorados, assim como os nutrientes que cada espécie precisa para se desenvolver de forma saudável.
Tudo que é produzido é vendido para restaurantes locais e para os moradores da cidade a preços bastante acessíveis. As compras podem ser realizadas on-line, e as entregas são feitas por bicicletas. Quem visita a fazenda e deseja adquirir os alimentos na hora encontra outra curiosidade: a inexistência de vendedores no local.
Leia mais: Shopping em SP possui telhado verde e investe em compostagem
Os organizadores montaram um estande da honestidade, e as vendas são feitas com base em um sistema de honra. As pessoas escolhem os produtos e deixam o dinheiro em uma caixa. Os responsáveis garantem que 80% das pessoas que pegam os produtos pagam por eles. Além de oferecer alimentos saudáveis a um preço justo, a fazenda urbana proporciona outras atividades, como oficinas educacionais e aulas de culinária.
O Green in the City tem como objetivo principal promover a agricultura urbana e a saúde pública em Tel Aviv. A fazenda quer chamar a atenção dos moradores para a importância do consumo de alimentos saudáveis. Além disso, pretende, através de suas oficinas, disponibilizar as informações necessárias para que os próprios cidadãos possam implantar jardins hidropônicos em suas casas.
Leia mais: Pequeno jardim vertical decora e produz brotos comestíveis
A fazenda urbana no topo do Shopping Dizengoff Center é apenas o pontapé inicial de um projeto que promete tomar conta de toda a cidade. A ideia é que o Green in the City esteja presente em Tel Aviv inteira, ocasionando uma verdadeira revolução nas fazendas urbanas.
Vamos aguardar e torcer para que o projeto cresça em Tel Aviv e sirva de inspiração para outras regiões. Com cada vez mais pessoas morando nas cidades, buscar alternativas para a produção de alimentos tornou-se indispensável. Além disso, oferecer alimentos saudáveis, produzidos sem agrotóxicos, já deveria ser uma regra – e não rara exceção –, a ser espalhada pelo mundo. Uma mudança de atitude é necessária! Nossa saúde agradece e o planeta também!