Acabar com o consumo de materiais descartáveis, como pratos, talheres e copos, é um sonho antigo de muita gente. Os copos plásticos podem ser substituídos por canecas; os talheres, pelos de inox; e os pratos, pelos de vidro. Ao fazer essas substituições, você estará reutilizando materiais e evitando o descarte incorreto do plástico, um resíduo que causa tantos danos ao meio ambiente.
Leia mais: Diga não aos copos descartáveis
Vale lembrar que, para reutilizar tais materiais, obviamente será preciso lavá-los com água limpa, portanto, lembre-se de sempre fechar a torneira ao ensaboar os utensílios. Outra dica bacana: ao enxaguá-los, não abra a torneira no máximo. Com um filete menor, é possível lavar tudo e ainda economizar água. Agora, bom mesmo seria utilizar um utensílio que se degradasse depois de um tempo, não é mesmo? Parece que isto está mais próximo de acontecer. 🙂
Leia mais: 10 bons motivos para economizar água
Uma start up alemã criou um prato biodegradável, feito com folhas de árvores, capaz de se decompor na natureza em menos de um mês! Após alguns anos de testes e pesquisas, a empresa conseguiu desenvolver um produto sem a utilização de materiais sintéticos nem aditivos químicos. Resistentes à água, os pratos são compostos por duas camadas de folhas e uma de papelão, que são prensadas e costuradas com fibras de folhas de palmeiras.
A Leaf Republic, responsável pelo produto, garante que nenhuma árvore é derrubada para a produção dos pratos. As folhas selecionadas para o processo foram minuciosamente escolhidas e provêm de árvores que possuem grande frequência de troca de folhas. Além dos pratos, a empresa já produz tigelas de tamanhos e profundidades diferentes.
O prato desenvolvido pelos alemães não é uma grande novidade. Na Índia, pratos criados a partir de folhas são utilizados por parte da população, e várias tribos indígenas também usam pratos desenvolvidos com conceitos parecidos. A novidade fica por conta da produção em série e da possibilidade de venda direta para os consumidores interessados.
Tailandesas criaram pratos de folhas para substituir isopor
Pesquisadoras da Universidade de Naresuan, na Tailândia, receberam o desafio de criar uma alternativa ao uso do isopor, material muito utilizado naquele país e que leva, em média, 500 anos para se decompor. Após diversas tentativas, elas também conseguiram criar um prato feito com folhas de árvores, resistente à água quente, impermeável e que também se degrada naturalmente em pouco tempo após o uso.
Um diferencial do produto tailandês foi a utilização de amido em vez de verniz, para dar brilho e durabilidade ao prato. A ideia das pesquisadoras é convencer o governo local a adotar este novo modelo sustentável de prato e abolir de vez o uso do isopor.
E, mais uma vez, a natureza oferece a matéria-prima necessária para a produção de uma solução ecologicamente correta e eficiente. Ficamos na torcida para que essas técnicas sejam replicadas em outros países e que cheguem logo às nossas casas! 🙂