Quem passar pelo campus do Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), será surpreendido por uma estrutura muito diferente e inovadora. Trata-se de uma Árvore Solar, formada por dez painéis fotovoltaicos postos sobre as palmas de uma palmeira metálica, toda estilizada, na cor branca. Além de contribuir com a estética do local, a árvore terá uma função muito bacana: carregar uma frota de bicicletas elétricas! 🙂

Durante o dia, a árvore carregará as baterias de todas as bikes elétricas, ao gerar energia limpa e 100% sustentável. Em um primeiro momento, as bicicletas, que foram colocadas ao lado da árvore, serão utilizadas apenas pelos seguranças do campus. Quando as bikes estiverem em uso, a árvore continuará fornecendo energia, que será repassada para a rede pública, gerando créditos para a UECE.

Leia mais: Painéis solares já exibem a imagem que você desejar

À noite, as bikes serão recarregadas pelo excedente gerado pela árvore. Caso a energia armazenada não seja suficiente para suprir as necessidades das bicicletas, a carga será obtida através da concessionária da região.

A obra causou grande expectativa em todos os alunos do campus, que ficaram curiosos para saber o que seria aquela estrutura tão diferente. Agora, com o projeto já inaugurado, resta saber se, em breve, outras estruturas do tipo serão montadas para uso dos alunos ou se a que está em funcionamento será aberta ao público.

Leia mais: Lanterna solar ilumina até debaixo d’água

A Árvore Solar pôde ser concebida graças a uma parceria entre a faculdade, uma empresa pública e o governo, que uniram forças para viabilizar o projeto.

Gostamos muito da ideia! Além de cumprir com sua função principal, que é gerar energia limpa para as bikes, a Árvore Solar é muito bonita e garantiu um visual bem bacana ao campus. Vamos torcer para que mais projetos parecidos sejam colocados em prática e que a energia gerada de forma sustentável esteja cada vez mais presente nas cidades.

 

Fonte: UECE

Crédito imagem: Foto: Guarani Batista/ Divulgação UECE

Comentários