A poluição atmosférica é um problema mundial que vem mobilizando países de todo o mundo a iniciarem ações de combate à emissão de gases tóxicos no meio ambiente. Tanto é que, em dezembro de 2015, durante a Conferência de Paris, 195 países se comprometeram a impedir o aumento da temperatura do planeta a, pelo menos, 1,5 grau Celsius. Para isto, entre outras medidas, está a diminuição drástica da emissão de gases do efeito estufa.
Sabemos que o desafio é enorme, principalmente para as grandes potências, que também são as maiores poluidoras. Porém, enquanto aguardamos ansiosos que medidas eficazes sejam tomadas e que os efeitos positivos possam ser sentidos em breve, cientistas estão focados em apresentar soluções eficientes e muito criativas. Este é o caso da startup indiana Graviky Labs, que tem um projeto que transforma poluição em tinta! 🙂
O ar poluído é reciclado, e a fuligem de carbono proveniente da poluição é aproveitada para a criação das tintas. Batizadas de Air-Ink, elas passam por três etapas até chegarem ao produto final:
1) Os poluentes são captados por um dispositivo chamado Kaalink, que é acoplado aos escapamentos dos veículos e de chaminés.
2) A fuligem armazenada passa por diversas etapas para a remoção de substâncias cancerígenas e metais pesados.
3) E, por último, a fuligem de carbono é purificada e combinada a outras substâncias para transformá-la em uma tinta durável.
Com este processo, é possível criar tintas à base de água e spray. Segundo a empresa, uma única caneta com a tinta Air-Ink contém de 30 a 40 minutos de emissões de carbono de um único carro.
Leia mais: Tinta térmica pode reduzir em até 60% o consumo de energia elétrica
Em uma parceria com a marca de cerveja Tiger Beer, a Graviky Labs testou suas tintas em Hong Kong, um dos lugares mais poluídos do planeta. Artistas foram convidados para pintar murais no distrito de Sheung Wan usando a Air-Ink. As tintas foram aprovadas pelos artistas, e você pode conferir abaixo algumas artes produzidas por eles:
A Air Ink está com uma campanha de financiamento coletivo no site Kickstarter. Adoramos a iniciativa e esperamos ter, em breve, boas notícias sobre o projeto! 🙂