O reaproveitamento de materiais pode ser considerado hoje um dos grandes objetivos das construções sustentáveis. Seguindo esta linha, a utilização de contêineres vem conquistando inúmeros arquitetos, que aproveitam a funcionalidade das caixas para criar projetos inovadores e surpreendentes.
Já quando falamos em pallets, geralmente, pensamos nas mil possibilidades de móveis nos quais eles podem se transformar. Sofás, camas, mesinhas de centro… com criatividade e um pouco de habilidade, é possível inventar seu próprio móvel, totalmente exclusivo, e que ainda dará um charme especial em qualquer ambiente.
Pensando em atribuir uma nova função aos pallets e tomando como base o reaproveitamento de materiais, os arquitetos espanhóis Jaime Gaztelu e Mauricio Galeano construíram uma casa utilizando três contêineres marítimos, que foram revestidos com pallets! E esta é a grande sacada do projeto, visto que, além de oferecerem um diferencial estético à casa, os pallets possuem uma função muito importante para a calefação e refrigeração dos ambientes.
Leia mais: Conheça o primeiro hostel feito com conteineres do Brasil
Durante o inverno, os pallets têm a função de proteger a casa do frio. Nos dias de sol, os pallets são abertos, o que permite o contato da luz solar com o metal dos contêineres, proporcionando calor dentro dos ambientes. Já nos dias mais quentes, as madeiras funcionam como uma barreira para o sol. Além disso, janelas foram estrategicamente posicionadas para promoverem ventilação cruzada, facilitando a circulação interna do ar e deixando os ambientes mais arejados.
Para completar, a casa possui ainda uma espécie de cobertura de madeira, que, nos dias de sol, proporciona sombra, contribuindo para o conforto térmico. Esta cobertura protege as vidraças que foram instaladas no térreo e, por ser retrátil, ainda tem a função de regular a quantidade luz e calor que entra na casa.
A casa possui também um sistema de placas solares, que garantem autonomia de 70% de geração de energia. Contribuindo para o isolamento térmico, os arquitetos criaram um sistema de celulose reciclada, a partir de jornais velhos.
Cidade na Holanda possui estação de trem feita com contêineres
O projeto, que foi feito em parceria com uma empresa chilena de construção sustentável, foi montado em apenas 90 dias e contou, ainda, com 85% de materiais recicláveis. Com 160m², ficou conhecido como Casa Manifesto e foi instalada no topo de uma colina em Santiago, no Chile.
E então, gostaram desta casa? A utilização de pallets como revestimento foi uma ideia bastante funcional e ainda deu um charme especial à fachada! Se você também gostou, compartilhe com seus amigos! E, se você já utilizou pallets de uma forma diferenciada, conte pra gente nos comentários! 🙂
* Todas as imagens: James & Mau Arquitectura