Quem já teve a oportunidade de assistir a um show de tango ao vivo em Buenos Aires, provavelmente, pôde vivenciar um momento único e intenso. Mas, não é apenas o ritmo caliente do tango que chama a atenção na cidade. Com uma arquitetura charmosa com lindos parques, praças e monumentos, a capital da argentina agora também vem se destacando em outro quesito: a sustentabilidade.
Ao longo dos últimos anos, diversas iniciativas ligadas ao tema foram implantadas em Buenos Aires, gerando reconhecimento internacional e impactando de forma positiva na qualidade de vida dos moradores. Confira abaixo algumas atitudes sustentáveis adotadas pela cidade:
1. Reestruturação da iluminação pública:
A prefeitura investiu pesado em lâmpadas de LED, tornando Buenos Aires pioneira em iluminação eficiente na América Latina. Até agora, já foram instaladas 82.500 lâmpadas em avenidas, ruas, praças e até nos semáforos. Isso representa 66% do total da iluminação pública. Até 2018, a cidade planeja atingir 100% de áreas com LED.
2. Incentivo à separação de materiais recicláveis:
Quando falamos em separação de materiais, Buenos Aires destaca-se entre as cidades latino-americanas. A prefeitura vem incentivando os condomínios residenciais e comerciais e os prédios públicos a adotarem a separação de materiais e espalhou pela cidade pontos de recolhimento de recicláveis. Confira algumas estratégias neste setor:
Campanas Verdes – Pontos com recipientes que recebem os materiais separados pelos moradores, que são recolhidos por cooperativas cadastradas pela prefeitura.
Puntos Verdes – Pontos de coletas de materiais recicláveis instalados em praças e parques da cidade. Também existem os Puntos Verdes Especiais que recebem pequenos eletrodomésticos e aparelhos de informática e comunicação e os chamados Punto Verde Móvil, que percorre os bairros para recolher resíduos de aparelhos elétricos e eletrônicos.
Programa Escuelas Verdes – Mais de 2500 escolas da cidade realizam a separação de materiais e as crianças são os grandes agentes desta transformação. Tudo o que os pequenos aprendem na escola é repassado para seus familiares e vizinhos, fazendo com que a informação chegue a mais pessoas. O resultado é o aumento da conscientização da população e maior adesão aos programas propostos pelo governo.
3. Adeus às sacolas plásticas:
A partir de 01/01/2017, os supermercados deixarão de fornecer sacolas plásticas aos clientes. Para estimular a utilização de bolsas reutilizáveis, a prefeitura irá distribuir 1.000.000 de Ecobolsas em pontos estratégicos com grande circulação de pessoas e próximos a importantes centros de consumo.
4. Sistema de Transporte:
O sistema de transportes de Buenos Aires sofreu uma grande revolução nos últimos anos. A mudança foi tão significativa que, em 2014, a cidade recebeu o Prêmio Transporte Sustentável, oferecido pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), que reconhece as cidades que reduziram as emissões de CO2 e investiram em segurança para pedestres e ciclistas.
5. EcoBici:
O sistema de compartilhamento de bicicletas de Buenos Aires destaca-se por suas estações automáticas, que funcionam 24 horas, sete dias por semana. Com mais de 85 estações, o sistema, que é gratuito, está disponível para moradores, que podem passear ou se locomover até o trabalho, e turistas, que podem explorar cada cantinho da cidade de forma mais sustentável. Para ter acesso ao sistema, basta fazer um cadastro através do aplicativo ou ir pessoalmente a uma unidade administrativa da cidade.
Os esforços de Buenos Aires para se transformar em uma cidade verde seguem uma tendência mundial, que foca na redução da emissão de CO2, na separação de materiais recicláveis e no investimento em áreas verdes. Melhorar a qualidade de vida dos moradores e preservar o meio ambiente é o caminho para cidades mais inteligentes e sustentáveis. E o que a sua cidade tem feito a este respeito? Conte para a gente nos comentários! 🙂
* Fontes e imagens: http://www.buenosaires.gob.ar