Utilizar a bicicleta não apenas para passeio, mas também como meio de transporte já deixou de ser uma tendência em vários países do mundo para tornar-se uma realidade. Em muitas cidades, as pessoas são estimuladas a usarem a bicicleta desde pequenas, o que torna a bike parte da cultura de mobilidade urbana destes lugares. Garantir a segurança dos ciclistas é o primeiro passo para tornar a bike um meio de transporte eficiente e, para isto, algumas medidas precisam ser tomadas, como a construção e manutenção de ciclovias, o investimento em sinalização adequada e a construção de estacionamentos para as bikes.
Apesar do investimento em ciclismo ter crescido nos últimos anos, as cidades brasileiras ainda estão longe de serem modelos nesta área. A cada dois anos, a Copenhagenize Design Company, uma consultoria que promove o uso de bicicletas como meio de transporte, divulga um ranking com as melhores cidades do mundo para os ciclistas. A última lista publicada reúne 20 cidades, sendo 17 delas na Europa. Além de nenhuma cidade brasileira estar na lista, a única sul-americana que aparece é Buenos Aires, na 14ª colocação. Montreal, no Canadá, e Minneapolis, nos EUA, são as outras cidades fora da Europa que também foram lembradas.
As duas cidades que estão no topo da lista, Copenhague e Amsterdã, há anos, são referências quando o assunto é o uso da bicicleta para mobilidade urbana. Nessas cidades, além dos constantes investimentos feitos pelo governo, a cultura do ciclismo faz parte do DNA da população. Nas grandes cidades brasileiras, a adesão às bicicletas tem crescido bastante, motivada principalmente pelos enormes engarrafamentos diários. A má notícia é que engarrafamento significa mais carros nas ruas e, consequentemente, mais poluição. Por isso, tornar a mobilidade urbana mais sustentável é tão importante e incentivar o uso das bikes como meio de transporte pode ser uma excelente opção.
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Recentemente, países como Noruega e Hungria anunciaram que irão investir pesado na construção de ciclovias, o que mostra que, para esses países, o ciclismo já é visto como prioridade. Se o Brasil pretende que a cultura do ciclismo também seja inserida em nossa sociedade, será preciso ir pelo mesmo caminho. Pedalar é preciso, pois melhora a qualidade do ar, proporciona a prática de uma atividade física e viabiliza a mobilidade sustentável. Mas, investir na construção e ampliação de ciclovias, desestimular o uso do carro e criar políticas de incentivo ao uso de bicicletas também é!