Hoje em dia, muitas pessoas ficam de cabelo em pé só de imaginar ficar sem bateria no celular ou no tablet. Mesmo não sendo o grande vilão de consumo de energia de uma casa, esses aparelhos precisam de recargas diárias, o que contribui para o aumento da conta de luz. Pensando nisso, uma empresa espanhola teve a ideia de utilizar energia verde para carregar celulares e tablets. E quando falamos em energia verde, neste caso, falamos de forma literal, através do uso das plantas. Isso mesmo, já imaginou utilizar os vasos de plantas da sua casa para carregar seus dispositivos? Este é o conceito do Bioo Lite, desenvolvido pela startup Arkyne Technologies.
Vocês se lembram das aulas de ciência? Elas serão úteis agora para entender o conceito deste projeto! Toda vez que a planta realiza fotossíntese, ou seja, transforma o gás carbônico em oxigênio, ela também produz resíduos biológicos. No fundo do vaso da Bioo Lite, foi colocada uma bateria biológica repleta de micro-organismos capazes de quebrar esses resíduos que foram produzidos e transformá-los em energia. A eletricidade é gerada de dia e de noite e fica armazenada em um circuito eletrônico. A transferência para os dispositivos é feita através de um cabo USB que, no protótipo, fica camuflado dentro de uma pedra. Segundo os criadores, o vaso é capaz de oferecer de duas a três cargas completas todos os dias, durante cinco anos.
Leia mais: Bicicleta promete lavar suas roupas enquanto você pedala
A Bioo Lite, que estava com uma campanha de financiamento coletivo no site Indiegogo, alcançou o dobro da meta estabelecida e a previsão da empresa é iniciar as entregas em dezembro deste ano. É importante dizer que a planta não sofre nenhum dano durante o processo de produção de energia. Gostaram da ideia? Isso é o que podemos chamar de energia limpa e 100% sustentável! Como diz o slogan do projeto, a energia nunca foi tão verde! 🙂
Fonte: Exame