Prédios na Zona Sul do Rio têm foco em economia de recursos naturais
Engana-se quem pensa que grandes hotéis não podem ser sustentáveis. A rede Arena, no Rio de Janeiro, mostra que a sustentabilidade em edifícios não só é possível, como também capaz de gerar economia para a manutenção das operações dos prédios.
Localizado no centro da Avenida Atlântica, as tecnologias verdes do Hotel Arena Copacabana são voltadas especificamente para economia e gestão eficiente do uso da água. Para tanto, o hotel dispõe de uma estação de reaproveitamento de água, que capta a água dos chuveiros e lavatórios e retorna para as descargas. O reúso de água também é utilizado para a lavagem de calçadas, vidros e áreas externas. O hotel também conta com mictórios secos e vidros que refletem 55% do calor dos raios solares e diminuem a temperatura do ambiente interno, que possui iluminação de lâmpadas LED.
“O Arena já foi concebido dentro de um conceito de eficiência. Desde sua construção, quando não havia metodologia específica, já nos preocupávamos com a sustentabilidade em nossa operação” – comenta o gerente geral do empreendimento, Douglas Viegas, em reportagem para a Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis Rio de Janeiro.
Sustentabilidade em edifícios no Leme e Ipanema
Ainda em construção, os prédios localizados nos bairros do Leme e Ipanema já nascem com conceitos sustentáveis e têm inauguração prevista para maio e outubro, respectivamente. No final de 2014, o Hotel Arena Ipanema, recebeu a certificação PBE Edifica (fase de projetos) Nível A, com foco em eficiência energética. Com as soluções trabalhadas nos projetos do empreendimento, o hotel vai obter uma economia de energia elétrica de 30% a 50%.
Quando entrar em operação, o Hotel Arena Ipanema estará com todos os equipamentos e sistemas (de ar condicionado, aquecimento de água e iluminação) preparados para um consumo mínimo de energia” – explica Rosana Corrêa, arquiteta e sócia-diretora da Casa do Futuro, empresa que realiza projetos voltados para sustentabilidade em edifícios e responsável pelo projeto do Hotel Arena Ipanema.
Segundo Rosana, a Etiqueta Nível A do PBE Edifica é um prêmio concedido aos profissionais envolvidos, que atesta a qualidade dos projetos concebidos, de maneira inteligente, pelas equipes de arquitetura, instalações elétricas e hidráulicas, automação, iluminação e ar condicionado. O proprietário do imóvel também é premiado, já que a etiqueta é a garantia da eficiência energética da edificação e a consequente redução do consumo durante toda sua vida útil.
De acordo com o diretor de operações da rede Arena, José Domingo, o investimento em conceitos sustentáveis se torna viável a partir do momento em que gera economia em longo prazo. Para ele, um dos diferenciais das novas instalações é o reaproveitamento e tratamento da água descartada:
“O banheiro é o campeão do consumo de água. Nos dois hotéis, por exemplo, foram instaladas duchas e torneiras que conseguem liberar menos água, mas, ao mesmo tempo, a quantidade é muito satisfatória para o cliente” – disse o diretor em entrevista para o Jornal O Globo.
*Texto com informações de: Jornal O Globo e Portal ABIH