Lançado no fim de 2012, o empreendimento multiuso Parque da Cidade, da construtora Odebrecht  referência em sustentabilidade e ocupação urbana, começa a virar realidade. Em 24 de novembro foram entregues as duas primeiras edificações do empreendimento, um dos 17 participantes do mundo do Climate Positive Development Program, desenvolvida pelo grupo C40 Cities Climate Leadership em parceria com a Fundação Clinton e o U.S. Green Building Council.

 Localizado em uma área de mais de 80 mil m² na zona sul da capital paulista, o Parque da Cidade está transformando uma área, antes fabril, em referência de sustentabilidade e desenvolvimento urbano. A entrega, que contempla uma torre corporativa e uma torre de escritórios, marca o início de uma série de soluções sustentáveis para a região, sob aspectos como o uso do solo, transporte e acessibilidade, redução da emissão de CO2, gestão de recursos hídricos, energia, resíduos e qualidade de vida.

 Entre os recursos em operação com as primeiras torres estão o sistema de lixo a vácuo, inédito no Brasil; e o Sistema de Informação e Educação (ICT), um aplicativo que avisa a todos os usuários, entre outros dados, as metas e o consumo de energia e água de cada unidade, a situação do trânsito, a previsão do tempo, opções de transporte público e até uma rede para compartilhamento de caronas.

 “A entrega das duas torres representa a realização de um projeto que foi pensado em seus mínimos detalhes para contribuir na qualidade de vida das pessoas e trazer impactos sociais e ambientais positivos para a cidade” – diz Paulo Melo, diretor regional da Odebrecht. “São Paulo é uma metrópole que impõe grandes desafios. Com o Parque da Cidade, esperamos contribuir para uma nova visão e uma nova forma de promover e conjugar desenvolvimento sustentável com ocupação urbana.”

 Em agosto deste ano, o Parque da Cidade foi o primeiro empreendimento da América do Sul a receber a certificação LEED ND nível Silver (Neighborhood Development), do US Green Building Council, concedido a empreendimentos capazes de impactar positivamente o seu entorno.

Sobre o Parque da Cidade

Inspirado no conceito de cidades compactas, o Parque da Cidade é composto por 10 edificações – sendo cinco torres corporativas, uma de escritórios, duas residenciais, um shopping e um hotel categoria luxo –, o projeto possui como eixo principal um grande parque linear de 62 mil m², com 22 mil m² de área verde, aberto ao público e dotado de infraestrutura de serviços e lazer – como restaurantes, teatro, playgrounds e ciclovias – totalmente integrada aos planos municipais de revitalização da região da Chucri Zaidan, estabelecidos pela Operação Urbana Água Espraiada da Prefeitura Municipal de São Paulo.  O empreendimento proporciona a integração entre as pessoas, oferecendo espaços onde a bicicleta e o pedestre têm mais importância do que os automóveis. Um lugar sem muros, com infraestrutura de lazer e serviços para morar, trabalhar e se divertir.

Atualmente, está em fase de construção a segunda fase do empreendimento, que contempla o shopping Parque da Cidade, uma torre corporativa e o hotel Four Seasons – o primeiro do País. A previsão de conclusão integral deste complexo multiuso está prevista para 2020.

Comentários