Dizer que a economia de água é hoje o principal foco de condomínios preocupados com a sustentabilidade não seria um exagero. A crise hídrica que afetou toda a região sudeste no primeiro semestre pode estar adormecida para muitos, mas é fato que a hipótese de falta de água nunca esteve tão próxima da nossa realidade. Em meio a este cenário, iniciativas inovadoras surgem para dar fim ao desperdício e estimular o uso consciente da água em suas mais diversas aplicações. É o caso do Lavamos Nós, sistema de lavagem ecológica de carros que utiliza apenas um copo d´água e produtos biodegradáveis para executar o serviço.
Você sabia que durante a lavagem tradicional de um carro são gastos, em média, 200 litros de água? Batizado de Lavamos Nós, o negócio sustentável que conquistou São Paulo reduz essa quantidade para 300 ml e já chega ao Rio de Janeiro com o objetivo de levar a sua solução, que une o uso de produtos não prejudiciais ao meio ambiente e com maior durabilidade a uma quantidade mínima de água, aos edifícios cariocas. O condomínio Villa Borghese, na Barra da Tijuca, é o primeiro da cidade a receber o serviço delivery da Lavamos Nós, no qual um profissional vai até o local para realizar a lavagem, que dura cerca de 40 minutos. Para o administrador Cláudio Cahet, este modelo sustentável de lavagem tem tudo para emplacar e conquistar os moradores das 528 unidades do condomínio da Zona Oeste, não só pelo seu apelo ambiental de não desperdício de água, mas também pela praticidade de se ter o carro limpo sem precisar tirá-lo da garagem.
A preocupação com o impacto no meio ambiente parece mesmo fazer parte da filosofia da empresa: os lavadores vão até o local em que o carro está estacionado de bicicleta, para não contribuir com a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Além da fórmula ecofriendly, o kit Lavamos Nós também conta com um pano especial, indispensável para o perfeito acabamento do serviço de ecolavagem. Um detalhe que chama a atenção é que, além de a empresa oferecer um serviço que não fica em nada atrás da lavagem convencional, também trabalha o lado social da sustentabilidade quando foca na capacitação de pessoas para realizar a limpeza ecológica de veículos, gerando assim empregos e qualificação profissional aos cidadãos interessados em participar do movimento em prol da economia de água.
Leia também: Secovi Rio promove evento sobre como armazenar água de chuva