Em agosto de 2016, a cidade do Rio de Janeiro estará em festa com o início dos Jogos Olímpicos. Esta semana, a gerente-geral de Sustentabilidade dos Jogos, também responsável pelo tema no Comitê Organizador desde 2012, Tânia Braga destacou, em entrevista ao Jornal O Estado de São Paulo, que é possível sim, inspirar mudanças e uma visão sustentável com este evento.

Confira abaixo a entrevista na íntegra:

Como vocês estão lidando com a sustentabilidade na Rio 2016?

Organizar a primeira Olimpíada na América do Sul não é fácil – mas está sendo desafiador e estimulante. Vamos aproveitar a paixão pelo esporte para provocar transformações no comportamento das pessoas. A responsabilidade social e ambiental estará presente em todas as etapas.

De que maneira?

Planejando com cuidado, evitando desperdícios, só comprando de fornecedores responsáveis, usando ações inteligentes na construção civil, por exemplo. Na área ambiental, cuidamos para que as estruturas temporárias (tendas, containers, arquibancadas, palcos) que colocamos nos locais de competição não prejudiquem a flora e a fauna.

De que forma os empresários estão reagindo?

Notamos que o incentivo à sustentabilidade no processo de compras tem um efeito em cascata. Ainda que seja complicado capacitar tantos fornecedores, o resultado está aparecendo. Estamos satisfeitos com esse comportamento e o envolvimento dos empresários.

Quanta gente trabalha nisso? Vocês utilizam experiências de outras Olimpíadas?

Temos 12 pessoas no grupo. Uma delas trabalhou nos Jogos de Londres, outra em uma fundação internacional que forma gestores esportivos. Os demais têm grande experiência no setor privado.

Quais os critérios negociados com os fornecedores?

Nossos fornecedores devem unir os fatores preço, qualidade e sustentabilidade. Queremos incentivá-los a participar das concorrências e garantir a competitividade. Só trabalhamos com quem dá condições dignas de trabalho. Analisamos o histórico de cada um. Fazemos visitas e auditorias quando necessário.

Há uma meta mínima?

De modo geral, os Jogos podem ser um start para novos comportamentos sustentáveis. Nada disso faria sentido se não pensássemos na mudança que a Olimpíada pode provocar nas pessoas.

Evento divulgou Plano Operacional no Secovi Rio

Na última quarta-feira, 5 de agosto, o Secovi Rio recebeu o diretor de Operações da Empresa Olímpica Municipal, Leonardo Maciel Gomes Machado, que apresentou um planejamento operacional com objetivo de garantir a mobilidade urbana e o bom funcionamento dos serviços essenciais da cidade durante os Jogos. Veja os detalhes aqui.

Sustentabilidade: um legado para a Cidade Maravilhosa

No site oficial dos Jogos Olímpicos 2016, você encontra todas as informações referente aos processos de sustentabilidade do evento. Lá você tem acesso aos diversos projetos de sustentabilidade pensados para promover o tema antes, durante e após o término dos Jogos. Veja alguns:

ISO 20.121

O sistema de gestão da sustentabilidade dos Jogos é executado com o objetivo de garantir uma operação eficaz e que esteja em conformidade com a ISO 20.121, a norma de sustentabilidade para eventos. O processo formal de certificação, incluindo engajamento dos colaboradores e auditoria externa, será conduzido ao longo de 2015.

SABOR DOS JOGOS

Sabor dos Jogos é a estratégia de alimentação saudável e sustentável para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Dentre as estratégias desenhadas, estão: apoio a pequenos produtores para fornecimento dos Jogos, apresentação de mecanismos de rastreabilidade para segurança e origem dos alimentos, priorização de mercados locais e nacionais para fornecimento de alimentos saudáveis e sustentáveis e engajamento do público sobre boa alimentação e vida saudável.

VOCÊ SABIA?

A madeira não certificada emite 204 kg de CO2/m3. Já a madeira certificada emite 14kg de CO2/m3. O Rio 2016 utiliza apenas fornecedores que tenham a certificação da cadeia de custódia da madeira, assegurando não somente o manejo sustentável, mas a sustentabilidade em todo o processo produtivo, desde a extração da madeira, passando pela transformação em produto e vendida ao consumidor final.

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