Projetos em São Paulo e Florianópolis são destaques de sustentabilidade

Dois projetos de bairros sustentáveis no Brasil são destaques mundiais de sustentabilidade: o Parque da Cidade, empreendimento da Odebrecht, localizado na zona sul de São Paulo, e o Pedra Branca, em Palhoça, cidade vizinha à Florianópolis. Ambos estão na lista dos 18 projetos mais sustentáveis do mundo, elaborada pela Fundação Clinton e U. S. Green Building Council (GBC).

Estes empreendimentos buscam reunir áreas comerciais e residenciais, incentivar o deslocamento sem carro e oferecer áreas públicas abertas à população, além de utilizarem  mecanismos para poupar água e energia, como o uso de fontes painéis solares e reaproveitamento de água de chuva.

De acordo com Maria Carolina Fujihara, coordenadora do GBC Brasil, os condomínios foram reconhecidos por promoverem qualidade de vida aos moradores através do senso de comunidade trazido pelo conceito de bairro sustentável.

Sobre o Parque da Cidade

perspectiva-parque-da-cidade

Com uma área de convivência de 62 mil m², este projeto coloca um parque dentro de um universo de condomínios comerciais e residenciais. O bairro conta ainda com ciclovia, espaço cultural, hotel e restaurantes, além de medidas como tratamento de água de chuva, painéis solares para economia de energia e central de coleta e separação de resíduos.

Após diversas pesquisas em cidades-modelo de sustentabilidade, como Nova York, Londres, Estocolmo e Melbourne, identificou-se a necessidade de São Paulo ter locais como este, em que as pessoas convivam em um espaço moderno e sustentável.

Ainda em fase de construção, os condomínios do Parque da Cidade podem ser admirados em vídeos institucionais, que oferecem um passeio virtual a esta futura cidade dentro de um parque. Clique aqui e confira!

Sobre o Pedra Branca

Sustentabilidade foi a inspiração para este empreendimento que vai além das expectativas imobiliárias e oferece à comunidade um lugar em que as pessoas podem morar, trabalhar, estudar e se divertir em harmonia com a natureza.

condominio-pedra-branca-03

A Cidade Universitária Pedra Branca defende o conceito de urbanismo sustentável nos condomínios, integrando uma preocupação com os pedestres, com as construções sustentáveis e a qualidade dos espaços públicos, além de toda infraestrutura desenvolvida para as áreas de tecnologia e saúde.

condominio-pedra-branca-01

Para a professora Ângela Maria Gabriella Rossi, da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a sustentabilidade pode ser vista como marketing nestes condomínios.

“É fácil vender alguma coisa como sustentável. As empresas incorporam tecnologias ambientais, obtêm certificação e chamam de sustentável. Mas são iniciativas necessárias, com as quais vamos aprender e avançar.” – explica.

*Texto com fotos e informações de SkyScraperCity e 180graus.com

Comentários