Prefeitura quer oferecer recompensas para quem pratica coleta seletiva

Uma iniciativa mobilizadora da Prefeitura de Curitiba acaba de ganhar ainda mais força. A cidade inaugurou esta semana a quarta Estação de Sustentabilidade de Curitiba. O projeto engloba outras três Estações de Sustentabilidade ao redor da cidade, que juntas já coletaram mais de 20 toneladas de recicláveis.

estação-da-sustentabilidade-curitiba-03
O projeto educa e incentiva crianças a adotarem a prática da coleta seletiva de lixo.

Criadas para estimular e envolver os cidadãos curitibanos a praticarem a coleta seletiva, as Estações de Sustentabilidade possuem estruturas específicas para o recebimento dos diferentes tipos de materiais recicláveis.

A nova unidade, localizada no bairro de Guabirotuba, conta com um leitor de cartão com identificação do usuário, para incentivar ainda mais a adesão ao projeto.

estação-da-sustentabilidade-curitiba

estação-da-sustentabilidade-curitiba-02

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima, a ideia é criar um tipo de prêmio simbólicos aos moradores que mais colaborarem com a coleta seletiva.

estação-da-sustentabilidade-curitiba-05“A estação de sustentabilidade é um sucesso. O aproveitamento do material coletado nesses equipamentos é de 98%, enquanto que nos caminhões do Lixo que não é Lixo o percentual chega a 60% – ou seja, 40% do material coletado não pode ser aproveitado e tem que ser encaminhado para o aterro sanitário” – explica o secretário.

Leia também: Coleta seletiva de lixo: seu condomínio está fazendo certo?

Segundo a Prefeitura de Curitiba, as estações representam um mecanismo de inclusão social, ao delegar a administração dos resíduos para associações de catadores.

A Estação de Sustentabilidade está apta a receber 12 tipos de materiais recicláveis, como vidro, papel, papelão, embalagem longa vida (tetrapak), plásticos, rótulos, tampas e garrafas PET, além de latas de alumínio e outros metais.

Iniciativa muito bem-vinda para o Rio de Janeiro, não?! 😉

 Leia também: Plataforma Sponge ajuda consumidor que investe na reciclagem

*Fonte e Fotos: Agência de Notícias Prefeitura de Curitiba

Comentários