Preocupação com uso de recursos naturais será a marca da Vila dos Atletas de 2016
Não foi à toa que o novo bairro sustentável da Barra da Tijuca, a Ilha Pura, recebeu a inédita certificação LEED ND (Desenvolvimento de Bairros), do Green Building Council Brasil. Entre soluções de mobilidade urbana e a criação de um parque sustentável de mais de 72 mil metros quadrados, o projeto, que abrigará os atletas olímpicos em 2016, se destaca ainda mais quando o assunto é gestão eficiente de água e energia. Olha só:
As águas cinzas são águas residuais, geradas a partir de processos domésticos como lavagem de mãos e banhos. Pensando no reaproveitamento de toda esta água, a Ilha Pura contará com uma estação de reúso de águas cinzas para tratar e reutilizar a água dos chuveiros e lavatórios nas bacias sanitárias, irrigação do parque e reposição da água dos lagos.
Eficiência Energética
Para garantir a redução no consumo de energia elétrica, a Ilha Pura investe em ações que vão desde substituição de lâmpadas comuns para lâmpadas de LED nas áreas comuns e sensores de presença, até instalação de usina de painéis fotovoltaicos e elevadores inteligentes. Vidros que filtram a luz do sol prometem levar menos calor para dentro dos apartamentos, contribuindo para economia de energia. E o mais legal é que eles fazem isso sem impedir a entrada de luz natural.
Clique aqui e saiba mais sobre a energia gerada a partir de painéis fotovoltaicos.
Gestão de água e energia com medição individualizada desde já
Ainda na fase de construção, a Ilha Pura possui monitoramento online de água e energia dos gastos da obra, gerando um relatório mensal com o consumo de água (metro cúbico por hora trabalhada) e energia.
Os apartamentos em geral contam com sistemas economizadores de água: torneiras com sistema de aerador e descarga com duplo acionamento. A instalação de 76 placas solares para aquecimento da água será feita nas coberturas de três prédios do bairro. Também serão plantados oito mil metros quadrados de telhados verdes, que ajudarão a reduzir a sensação térmica no bairro e diminuirão a necessidade do uso de equipamentos de ar refrigerado e ventiladores, apoiando na redução do consumo de energia.
– “100% das áreas que não são privativas, ou possuem painel para aquecimento de água, ou para telhado verde”- explica o diretor geral da Ilha Pura, Maurício Cruz Lopes.
Clique aqui e saiba mais sobre o projeto Ilha Pura.