Empresa especializada em sustentabilidade para edificações apresenta alternativas para a evolução do setor

Segundo artigo do arquiteto e urbanista Marcelo Pacheco, sócio-diretor da Casa do Futuro, empresa que atua há mais de 20 anos com tecnologia e sustentabilidade na construção civil, em 2012, foi publicada uma portaria da Aneel (482/12) permitindo que qualquer brasileiro possa gerar, em sua própria residência, energia conectada à rede da concessionária. A geração pode se dar por meio de placas fotovoltaicas, turbinas eólicas ou mesmo por biomassa.

Clique aqui e saiba mais sobre a energia fotovoltaica e sua aplicação residencial

Na prática, a portaria esclarece que o consumidor poderá devolver à rede o excedente de energia produzida. Ele pode, por exemplo, injetar energia gerada por seus painéis fotovoltaicos durante o dia, enquanto estiver no trabalho, ou quando a família estiver viajando. Seria como se o seu medidor estivesse dando marcha à ré ou rodando ao contrário. Desta forma, sua conta de energia poderia ter uma redução considerável.

Redes inteligentes de energia

Conhecidas como Smart Grids, as redes inteligentes de energia já estão sendo testadas em cidades brasileiras. De acordo com Marcelo, a rede inteligente será capaz de detectar e corrigir falhas sem que seja necessária a intervenção de técnicos; monitorar demandas, consumos e, consequentemente, direcionar a energia para onde ela é realmente necessária, além de permitir a comunicação direta com novos eletrodomésticos para que estes se desliguem, ou assumam um modo de economia de energia automaticamente nos horários de pico.

O sistema Smart Grid também permite que fontes renováveis de energia sejam amplamente utilizadas, contribuindo para um tráfego mais eficiente, sustentável e inteligente de energia.

Com essas perspectivas em vista fica mais fácil querer buscar soluções nas nossas rotinas para as crises de água e energia do país, não? Faça sua parte, colabore adotando práticas verdes em casa e no seu condomínio!

Para  ler o artigo na íntegra e conhecer mais sobre o trabalho da Casa do Futuro, parceira do Blog Condomínios Verdes, clique aqui.

Comentários