Veja como atitudes simples unem diversão e sustentabilidade
Foi dada a largada para o início do Carnaval, mas não é por isso que você vai deixar de ser sustentável, certo? Se preocupar com o meio ambiente é uma virtude que deve ser passada adiante e compartilhada com o próximo. Por isso, apresentamos algumas dicas para cair na folia e ajudar a preservar o meio ambiente ao mesmo tempo:
Respeite o espaço público
Carnaval é tempo de alegria e, por vezes, a diversão de uns pode acabar invadindo o espaço de outros. Para quem pretende fazer festas no condomínio, atenção para música alta e horário limite para uso das áreas comuns.
Conheça o Guia da Boa Convivência em Condomínios
É importante também manter as boas maneiras durante os desfiles dos blocos, não jogando lixo no chão e não depredando espaços públicos.
Lugar de lixo é no lixo
Com tantos blocos desfilando por toda cidade, a geração de resíduos de todos os tipos acaba sendo muito grande. Latinhas de alumínio, garrafas de vidro, plásticos diversos, serpentinas… Para não deixar todo esse lixo se acumular nas ruas, carregue com você um saco plástico em que possa depositar seu lixo até encontrar uma lixeira adequada para recebê-lo.
Economize água
Cidades turísticas podem enfrentar falta de água em épocas como o Carnaval e por isso vale a pena lembrar de fazer a sua parte evitando desperdícios, principalmente neste momento de crise no Rio de Janeiro.
Clique aqui e veja 3 ações para acabar com o desperdício no seu condomínio!
Recicle fantasias
Que tal reinventar a sua fantasia do ano passado? Ao adquirir uma nova você está colaborando para a utilização de mais matérias-primas, como água e energia. Para recriar uma fantasia antiga e ser sustentável, você pode usar materiais recicláveis ou até mesmo trocar elementos que compõem a roupa com um amigo.
Vai viajar? Desligue os aparelhos!
Quem vai aproveitar o feriado para curtir uns dias fora de casa, deve lembrar de tirar os aparelhos elétricos da tomada antes de viajar. O modo stand by de TV, DVD, micro-ondas e computadores mentem o consumo de energia ativo, podendo atingir até 25% a mais; desliga-los é uma atitude sustentável para o seu bolso e para o meio ambiente.
Veja aqui mais dicas sobre economia de energia nas férias!
Todos prontos para cair na folia de forma sustentável? Aproveitem o Carnaval!
*Fonte: proteste.org.br