Tratamento da água suja pela lavagem gerou economia de 50%

Quando pensamos em lavanderia, a ideia de desperdício de água logo nos vem à cabeça. No caso da Rotovic, uma lavanderia industrial de Taboão da Serra (São Paulo), essa prerrogativa não é verdadeira. Preocupada com a grande quantidade de água utilizada nas suas atividades, a empresária Paola Tucunduva resolveu investir no reaproveitamento de toda essa água através de um sistema de filtragem que transforma a água contaminada pelas lavagens, em água potável.

Funciona assim: a água com resíduos, que sai das máquinas após as lavagens, passa por quatro tanques, em um processo de decantação e purificação. A filtragem acontece através de um sistema responsável por verificar o ph e a quantidade de cloro presente na água antes que ela possa ser reutilizada pelas máquinas da lavanderia, evitando assim o desperdício de água.

O tratamento também é importante para garantir que, caso essa água seja devolvida ao meio ambiente, não contenha os resíduos químicos utilizados na lavagem das roupas, que podem causar danos à natureza.

Segundo a empresária Paola Tucunduva, sua empresa, com mais de 40 anos de mercado, se modernizou para evitar o desperdício de água e preservar este recurso natural. Hoje, 50% de toda a água utilizada na Rotovic passa por esse processo.

Viram que bacana? Se até uma lavanderia conseguiu se adaptar para economizar e reaproveitar água, por que o seu condomínio não pode fazer o mesmo? Diga não ao desperdício de água e comece já a adotar práticas sustentáveis para contribuir com esta economia!

Clique aqui e confira dicas para economizar água no seu condomínio!

*Fonte: Hypeness

Comentários