Especialistas do mercado de construções sustentáveis trocaram experiências durante a 5ª Greenbuilding Brasil
Entre os dias 5 e 7 de agosto, foi realizada em São Paulo a 5ª Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo, um dos maiores eventos de construções sustentáveis da América Latina, realizado anualmente pelo Green Building Council Brasil. Recentemente, o Brasil alcançou a terceira posição no ranking mundial de construções sustentáveis com 176 edifícios certificados e 870 registrados para obter o selo LEED.
Saiba mais sobre a certificação LEED no Brasil!
Na presença de grandes nomes da construção civil nacional, líderes de greenbuilding de todo o mundo, entidades governamentais e executivos de todo o país, o ex-presidente da república Fernando Henrique Cardoso abriu os trabalhos do evento falando sobre o papel das construções verdes para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.
“Hoje, mais do que nunca, a construtora e o cliente final enxergam a vantagem de se projetar e adquirir um imóvel com selo verde. Mais do que pensar em economizar, esses indivíduos estão preocupados com o bem-estar do meio ambiente, algo que não se percebia antigamente” – declarou FHC.
Entre os muitos casos de sucesso e as diversas explanações sobre o mercado de construções sustentáveis no Brasil e no mundo apresentados na 5ª edição do evento, selecionamos alguns destaques. Confira abaixo:
Selo CASA Azul Caixa e o primeiro projeto habitacional com certificação sustentávelDurante a palestra ”A casa própria em sintonia com o meio ambiente – Selo CASA Azul Caixa”, a diretora de planejamento e projetos Gisela Farhat mostrou como a Caixa Econômica Federal (CEF) desenvolveu o Selo Casa Azul, o primeiro sistema de classificação da sustentabilidade de projetos habitacionais ofertado no Brasil, com foco no desenvolvimento da construção habitacional verde brasileira. Com o objetivo de incentivar o uso racional de recursos naturais na construção de empreendimentos habitacionais (casas populares como as do projeto Minha Casa Minha Vida), reduzir custos de manutenção e despesas mensais dos usuários, o projeto pode ser considerado, nas palavras de Gisela, “um referencial em sustentabilidade aplicável para as novas construções, possibilitando inclusive pensar em requisitos de sustentabilidade para habitações de interesse social”.
Clique aqui para saber mais sobre certificações ambientais para edifícios verdes!
Lançamento Referencial GBC Brasil Casa
Durante a Conferência foi realizado o lançamento oficial do Referencial GBC Brasil Casa, uma iniciativa do GBC Brasil voltado para o mercado imobiliário residencial brasileiro. O objetivo do referencial é suprir a demanda habitacional efetiva, disseminar parâmetros nacionais de sustentabilidade para residências unifamiliares ou multifamiliares, sempre focado na criação de moradias mais confortáveis e saudáveis, com a chancela do certificado LEED.
Na ocasião, foram apresentados os nove projetos piloto do Referencial GBC Brasil Casa, dentre eles os projetos Residência Sustentável – São Paulo (SP) e Vila Maresias – São Sebastião (SP) que conquistaram o selo LEED nas categorias Ouro e Prata, respectivamente.

A palestra “Edifícios verdes na América: principais impulsionadores do mercado e suas diferenças” reuniu a experiência de executivos do GBC que atuam em países como Estados Unidos, Canadá e Colômbia. O painel abordou questões locais e as particularidades de cada país, buscando ressaltar as semelhanças para que o público presente pudesse compartilhar um pouco destas experiências e transplantar para a realidade do nosso país.
Para a CEO do Green Building Council Colômbia, Cristina Gamboa, Brasil e Colômbia encontram-se em momentos parecidos e as soluções para ambos os países precisam de incentivos governamentais iniciados na esfera municipal, para que as mudanças aconteçam de forma gradual nas cidades, que possuem muitas particularidades de clima e disposição geográfica, por exemplo. Segundo ela, este é o único caminho possível para um futuro sustentável promissor nestes países.

Viram como as construções sustentáveis já são consideradas essenciais em todo o mundo? Comece a mudar já! Faça sua parte e inicie um trabalho em prol da sustentabilidade no seu condomínio!
*Fotos: Divulgação GBC Brasil