Empresa aposta em modelo que abriga máquinas de lavar em áreas comuns

Não é segredo pra ninguém que as máquinas de lavar roupas são grandes consumidoras de água em nossas casas. Nos novos condomínios, com grandes estruturas e áreas de lazer, tem sido adotado o modelo de lavanderias coletivas, que oferece uma área comum aos condôminos para lavagem de roupas. Ok, mas o consumo de água é o mesmo, certo? Não necessariamente. Hoje vamos falar sobre economia de água e o sistema criado pela Laundromat, empresa que trabalha com a instalação de lavanderias coletivas 40% mais eficientes em energia e consumo de água para condomínios.

Economia de água em números

Se considerarmos um condomínio de 150 unidades, o gasto mensal com lavagem de roupa doméstica pode chegar até 1.440 litros de água para cada apartamento, o que daria um total de 216 mil litros para todo o condomínio. Nas mesmas condições, com o sistema de lavanderias coletivas da Laundromat, esse consumo, cai em cerca de 60% por apartamento, o que significa que o condomínio inteiro deixaria de consumir, para lavagem de roupas, 126 mil litros, baixando o uso de água na lavanderia de 216 mil litros para 90 mil litros – considerando uma adesão de 100% dos moradores. Mas e se nem todo mundo resolver adotar o esquema da lavagem coletiva?

No quadro abaixo simulamos os valores da economia de água com uma adesão de 50% dos condôminos:

Mesmo com a adesão de apenas metade dos moradores, o gasto com água pode diminuir significativamente, gerando menos custos para o orçamento do condomínio.

Praticidade para o seu dia a dia

A instalação da lavanderia pode acontecer sem custo nenhum para o condomínio, podendo até gerar renda para o mesmo, dependendo da forma como for usada. Isso porque a Laundromat instala a lavanderia de acordo com a necessidade do condomínio, sem custo, cobrando apenas um valor mínimo por fichas mensais, que serão disponibilizadas aos moradores pelo próprio condomínio.

No Rio de Janeiro, alguns condomínios já contam com lavanderias coletivas. É o caso do condomínio Golfo do México (Vila do Pan) e do Edífico Cores da Lapa, que dispõem em suas dependências de uma unidade Laundromat.

De acordo com Nicolas Lopez Lanhozo, Diretor Comercial da Laundromat, esse é um modelo que funciona muito bem e só traz benefícios para os edifícios:

“Além dos condôminos economizarem na conta de luz, podem  também dar outro destino à área de serviço de seus apartamentos, evitando ainda a contratação de mão de obra doméstica para este serviço. E o condomínio, como um todo, economiza bastante em água, gerando assim economia para os moradores também”– finaliza Nicolas.

Além dos condomínios, o hotel Sheraton Barra e a Escola Sesc, em Jacarepaguá, também contam com unidades de lavanderia Laundromat.

Será que essa ideia funciona para a economia de água do seu condomínio? Vale levar o assunto para a pauta da próxima reunião!

Comentários