Hoje a gente vai falar de um projeto inspirador, que mostra como a reciclagem de lixo pode ser um diferencial na vida de muita gente. Durante sua infância nos anos 80, Nathan Devine ajudava seu pai a tocar a empresa de paisagismo e carpintaria da família na Austrália, mas sua parte favorita do processo era mesmo ir até o depósito de lixo para resgatar qualquer tipo de material ali descartado que ainda pudesse ter alguma serventia, reinventá-los e coloca-los para revenda. E foi assim que nasceu a comunidade ReTrash, que você vai conhecer agora.

Lixo? Não, combustível para a criatividade
Nathan Devine
Nathan Devine, criador do ReTrash.

Depois de adulto, Nathan Devine continuou com a ideia de transformar lixo em algo novo e assim construiu um galpão a partir de pallets antigos, além de recriar uma horta com estrutura de madeira a partir de uma janela velha. Depois disso não parou mais. Seu projeto de reciclagem de lixo ganhou notoriedade na internet e formou-se uma comunidade on-line em torno da causa, que será transformada em livro, um trabalho que conta com a colaboração de 82 designers e artistas de 20 países ao redor do mundo que também enxergam no lixo um combustível para a criatividade.

De acordo com o site: “ReTrash procura inspirar e desafiar as pessoas a pensar sobre como podemos reutilizar resíduos de formas criativas e inovadoras. É o trabalho de colaboração de três anos, durante o qual o projeto tem recebido centenas de contribuições de pessoas em todo o mundo” .

Os projetos de reciclagem de lixo abaixo são apenas alguns dos que serão apresentados no livro ReTrash.

upcycle-studio-nathan-devine2
Benjamin Bullins

Essa foi uma das criações do próprio Nathan, que utilizou uma janela velha para criar um suporte para uma horta orgânica.

upcycle-studio-nathan-devine1Veja abaixo mais criações que estarão no livro Retrash:

upcycle-studio-nathan-devine3
Ben Miller
upcycle-studio-nathan-devine4
Jeff McCann
upcycle-studio-nathan-devine5
Helmut Smits
upcycle-studio-nathan-devine6
Cat Ivins

Viram como a reciclagem de lixo pode ir muito além do que a gente imagina? E para quem não tem a criatividade tão aguçada, que tal reciclar o seu lixo da forma tradicional e contribuir para um mundo melhor? Clique aqui e veja por que reciclar é uma boa ideia para o seu condomínio!

Comentários