Transparentes, os sacos permitem que outras pessoas visualizem seu conteúdo e o reaproveitem
Não é novidade para ninguém que a coleta seletiva de lixo ajuda muita gente, seja gerando novos empregos para quem faz a triagem do lixo coletado ou dando a oportunidade a outras pessoas de reutilizarem aquele material. O fato é que, separar o lixo de forma correta, é um benefício para a sociedade. Pensando nisso, dois designers holandeses da Waarmakers resolveram criar um saco de lixo sustentável para o descarte de itens indesejados em bom estado, na esperança de eles serão apanhados por um novo proprietário em vez que acabar em um aterro sanitário ou lixão.
Sustentabilidade e benefício ao próximoBatizados de Goedzak, uma vez cheios, os sacos com envelopamentos transparentes são deixados na rua junto aos resíduos normais para que qualquer pessoa possa identificar o seu conteúdo e fazer uso caso seja de seu interesse. De acordo com a dupla desenvolvedora do saco, os itens devem ser mantidos limpos, secos e visíveis. E caso eles permaneçam no local quando o caminhão de coleta de lixo passar, podem ser levados com o resto do lixo.
O projeto visa introduzir um método mais sustentável de eliminação de resíduos , juntamente com uma atitude altruísta de oferecer objetos com potencial de uso para outras pessoas.
CuriosidadeA palavra Goedzak significa “benfeitores” em holandês, e também combina as palavras holandesas para “bom” e ” saco ” .
A ideia do Goedzak nasceu como um projeto de graduação intitulado Projeto de Akkaya (um dos desenvolvedores) com o objetivo de criar “produtos de design que estimulam as pessoas a agirem de forma a beneficiar os outros, de preferência completos estranhos.”
Para Simon Akkaya, um dos projetistas responsáveis pelo desenvolvimento do saco de lixo sustentável, o “Goedzak é um saco de lixo especial para descartar itens que ainda possuem vida útil. É uma maneira amigável de dar aos produtos uma segunda chance e estimular um comportamento sustentável” .
Ideia simples e muito eficiente. Fica o exemplo para ser seguido aqui no Brasil! 🙂
*Fonte e Imagens: Dezeen.com