SB Rio 2014 discute inovação em sustentabilidade para transformar as empresas no Brasil

Faltando pouco mais de duas semanas para a nova edição do Sustainable Brands Rio 2014, evento internacional que acontece pelo segundo ano consecutivo no Brasil, a gente bateu um papo com o diretor do SB Rio 14 e sócio fundador da Report Sustentabilidade, Álvaro Almeida, que falou sobre as expectativas e diferenciais da Conferência.

Depois de uma excelente estreia no Brasil em 2013, a SB Rio 2014 chega com novidades. Qual a repercussão dessa iniciativa no mercado brasileiro e quais as expectativas para essa nova edição?

Álvaro: Estamos no caminho de firmar o SB Rio como o grande evento de discussão de como a inovação em sustentabilidade está transformando as empresas no Brasil. Também acreditamos que a conferência vai firmar o Rio de Janeiro como um polo de discussão sobre negócios mais sustentáveis. Neste segundo ano, teremos um crescimento de, pelo menos, 50% no evento em relação a 2013 e temos cada vez mais líderes de empresas interessados em participar desse grande painel com as mais avançadas experiências e conhecimentos do Brasil e do Exterior.

O programa pós-evento e o Innovation Open prometem uma integração ainda maior dos participantes à Conferência. Você acredita que essa troca de experiências e resultados ainda precisa crescer no Brasil? Qual o papel das empresas nesse cenário?

Álvaro: O SB Rio é uma grande plataforma de troca de conhecimento entre empresas, pois a conferência mostra sim cenários e tendências, mas sobretudo apresenta quem está na prática evoluindo. Ninguém tem a pretensão de afirmar que já chegou lá ou tem a receita, mas há muitas práticas que se somam e revelam por onde seguir. O Innovation Open é uma competição de start-ups que têm na origem inovação em sustentabilidade, portanto, é mais uma conexão com a vida real e com o futuro dos negócios.

Embora a importância da sustentabilidade para as marcas, os negócios e a sociedade como um todo já seja uma realidade, muitos ainda não investem de forma consciente no seu desenvolvimento. Como as novas tecnologias e o ambiente colaborativo podem contribuir para uma real conscientização das pessoas a esse respeito?

Álvaro: Esse poderoso painel de experiências que é o SB Rio tem se revelado a melhor maneira de conscientizar as demais empresas, pois demonstra como é possível realizar a transformação na prática.

 Álvaro Almeida é sócio fundador da Report Sustentabilidade, empresa que atua há mais de 10 anos na inserção da sustentabilidade aos negócios por meio de comunicação, consultoria e conhecimento. Jornalista de formação, com passagem por diversas revistas, decidiu empreender sua própria empresa a partir de 2000. É conselheiro externo do Comitê de Sustentabilidade da SulAmérica Seguros e também integra o Conselho Externo do Instituto HSBC Solidariedade.

 Sobre a SB Rio 14

A conferência será realizado nos dias 24 e 25 de abril, com atividades pós-evento no dia 26, no Centro de Convenções SulAmerica (CCSA).  O evento será organizado em plenárias, com apresentações de líderes empresarias e especialistas; Expo que destaca 16 iniciativas concretas de empresas nacionais e internacionais de transformação do ambiente de negócios; Sessões Temáticas, com aprofundamento dos assuntos centrais da Nova Economia e, ainda, a SB Innovation Open, competição entre start-ups que nascem com soluções inovadoras em tecnologias e arranjos de negócios.

Clique aqui e confira mais detalhes sobre o Sustainable Brands Rio 14, inscrições e seus palestrantes!

*Foto em destaque: Divulgação SB Rio 13 / Eduardo Magalhães

Comentários