Designer carioca busca alternativas sustentáveis para ter mais qualidade de vida

Eduardo Saggese é designer, morador de Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. Seu apartamento fica entre duas badaladas ruas do bairro: Barão da Torre e Vinicius de Moraes. Fã de plantas e ações sustentáveis, Eduardo resolveu criar uma cortina verde na sua janela, para refrescar o imóvel, que possui janelas na frente (fachada) e fundos, recebendo assim luz do sol durante todo o dia.

Eduardo acredita que um apartamento bem projetado não precisa de condicionadores de ar, mas no caso de uma fachada voltada para leste, como a sua, fica difícil.

“Os ventos correm mais do norte para o sul, onde tem incidência de sol é praticamente impossível refrescar naturalmente. Por isso escolhi os fundos para criar a cortina verde, evitando assim qualquer reclamação do condomínio e também pela proximidade com o fogão a gás e o exaustor do aquecedor, em tentativa de reduzir ou absorver a emissão de monóxidos” – explica.

Além do condomínio de Eduardo não praticar ações sustentáveis, não há qualquer incentivo por parte da administração para que seus moradores o façam. Segundo ele, o prédio só está inserido no programa de coleta seletiva porque a rua está cadastrada para receber o caminhão da Comlurb, quando poderia facilmente captar água da chuva, pois possui duas cisternas. Em 2009, pensando em melhorar a questão do calor por conta do sol, o designer chegou a sugerir a instalação de brises soleis, uma espécie de placa que bloqueia o sol e protege a fachada do prédio, mas a ideia não foi aprovada pelo condomínio.

Cortina verde: o que é e como fazer

Já falamos aqui sobre jardins verticais e como eles podem levar a natureza para a sua decoração em casa. Mas essas estruturas também podem trazer benefícios térmicos, já que são barreiras naturais e suas folhagens são capazes de filtrar os raios solares. No caso do Eduardo, que escolheu orquídeas para compor a sua cortina verde, essa função foi de extrema importância e ele ensina o passo a passo:

“Aproveitando a tela de proteção de janela como suporte, fixei orquídeas amarrando-as. As orquídeas realizam três vezes mais fotossíntese do que qualquer outra planta! Diferente das cortinas verdes originalmente idealizadas no Japão com hortaliças como pepino, no caso da utilização de orquídeas não é necessário vasos com terra e não se corre o risco de queda” – contou Eduardo que aproveitou o mês de janeiro para colocar as orquídeas na janela e acredita que as mesmas vinguem, pois têm resistido ao calorão carioca.

“Procuro fazer a minha parte para reduzir os efeitos da nossa sobrevivência em razão ao meio ambiente. Em 2009 organizei com outra moradora aqui na Rua Barão da Torre o replantio de mais de 80 arvores adultas que substituíram as cássias mortas por cupim” – finaliza Eduardo, que lembra o fato de Ipanema ter perdido recentemente cerca de 350 árvores com obras para instalação de uma nova estação de metrô.

Se você também tem uma história sustentável bacana que gostaria de compartilhar, envie e-mail para condominiosverdes@secovirio.com.br

Comentários