Confira informações sobre a reciclagem de vidro e veja por onde começar
Você sabia que o potencial desperdiçado em reciclagem de vidro no Brasil soma R$ 8 bilhões por ano? O número chocante vem de um levantamento da ABIVIDRO – Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro e é só uma amostra de como ainda precisamos avançar em termos de coleta seletiva em todo o país. Hoje vamos falar sobre o processo de reciclagem do vidro e mostrar um pouco do trabalho dessa Associação.
Por dentro da reciclagem de vidroTem dúvida sobre o processo de reciclagem do vidro? Veja abaixo algumas informações e curiosidades:
- O vidro é 100% reciclável e pode ser reciclado diversas vezes, pois é feito de minerais como, areia, barrilha, calcário e feldspato. Quando o caco de vidro é utilizado na fusão (para fabricação de novos vidros), diminui-se a retirada de matéria-prima da natureza.
- Ao reutilizar o vidro para a produção de novas embalagens é possível reduzir o consumo de energia e emissão de resíduos como C02, beneficiando o meio ambiente.
- A qualidade é muito importante na reciclagem de vidro. Por esse motivo, todo caco de vidro passa por uma análise para eliminação de impurezas que possam contaminar o novo vidro que será produzido.
Já que reaproveitar é palavra de ordem no processo de reciclagem, separamos algumas ideias para reutilizar garrafas de vidro em casa:
ABIVIDRO
Há 51 anos no mercado, a ABIVIDRO representa a união das quinze empresas instaladas no país que atuam na reciclagem de vidro, junto aos mercados da construção civil, linha doméstica, embalagens, indústrias automobilísticas, moveleira, de vidros técnicos, vidros especiais, perfumaria e farmacêutica.
De acordo com o site da Associação, a ABIVIDRO foi a responsável pelo primeiro programa de reciclagem do país, desenvolvendo projetos em parceria com prefeituras e associações comerciais de 25 cidades.
Clique aqui para ver mais informações sobre a reciclagem de vidro no Brasil e tire suas dúvidas para incentivar a separação e destinação correta deste material no seu condomínio!
*Imagens: Pinterest