Um dos momentos mais aguardados do ano por lojistas e consumidores, a Black Friday é marcada pelas promoções e descontos em uma variedade de produtos. Mas apesar dos holofotes estarem voltados para os preços acessíveis, é necessário ter responsabilidade ambiental na hora de trocar seus eletrônicos e eletrodomésticos.

Essa preocupação está diretamente ligada ao fato deste tipo de resíduo ser um dos que mais crescem no mundo, sendo o Brasil o maior gerador da América Latina, com 2,4 milhões de toneladas de resíduos eletroeletrônicos produzidos anualmente. Contudo, apenas cerca de 3% é reciclado de acordo com a ONU.

Os equipamentos eletrônicos contam com metais pesados e substâncias tóxicas em sua composição, como mercúrio, cádmio, chumbo e lítio. Ao serem descartados na lixeira comum, eles vão parar em aterros sanitários, podendo contaminar o solo, os lençóis freáticos e ecossistemas inteiros. Por isso, é preciso descartar com quem sabe cuidar desses resíduos perigosos“, explicou Bruna Mendes, Coordenadora de Logística da Circoola.


Pensando em trocar de celular? Descarte corretamente o modelo antigo

Ao adquirir novos celulares, smartphones, tablets, notebooks, entre outros, as melhores formas de descartar seus aparelhos antigos são em pontos de entrega voluntária ou com empresas como a Circoola, que além de coletar, realiza o recondicionamento e a reciclagem dos resíduos eletroeletrônicos.

Outra forma de colaborar com o meio ambiente e fazer uma compra consciente é pesquisar se a marca do equipamento eletrônico ou eletrodoméstico que você deseja trocar oferece algum programa de logística reversa. Geralmente, o consumidor ainda ganha um bom desconto para adquirir um novo produto. Basta pesquisar a empresa de interesse e entender os benefícios.

Agende sua coleta gratuita e colabore com o meio ambiente

Descartando seus resíduos eletroeletrônicos corretamente, pessoas e empresas garantem que o material será encaminhado para a reciclagem. Assim, é possível evitar contaminação pelos metais perigosos presentes nesses equipamentos, além de reduzir o impacto ambiental, já que componentes como plástico, alumínio e cobre podem ser recuperados, evitando a extração de mais recursos naturais.

E aí, vamos descartar os eletroeletrônicos quebrados ou sem uso para dar lugar a novos nessa Black Friday? Saiba mais sobre a coleta domiciliar gratuita hoje mesmo pelo site www.circoola.com.br.

Comentários