Iluminada, arejada e cercada pela natureza, a Cedar Lane House foi construída para proporcionar a atmosfera perfeita para quem busca tranquilidade. Localizada na base de uma montanha em Meroo Meadow, na costa sul da Austrália, a casa privilegia a entrada de luz natural e a ventilação cruzada. Com 280 metros quadrados, a casa linear é ancorada por uma parede de tijolos reciclados que percorre toda a extensão da residência, proporcionando calor e suavidade ao seu interior.
Projetada por Edward Birch, arquiteto e fotógrafo de Sydney, a Cedar Lane House está organizada em três espaços semelhantes a pavilhões ligados por um corredor central. Os enormes vidros que vão do teto ao chão celebram a integração do ambiente interno com o externo e proporcionam um visual incrível das paisagens que rodeiam a casa. A decoração minimalista foi pensada para manter o foco no exterior e inclui uma parede de tijolos reciclados, pigmentada com tinta branca, revestimentos com madeira de lei australiana e superfícies com tons claros e naturais.
Leia mais: Casa autossustentável produz energia e alimentos em Sydney
Os espaços de plano aberto – incluindo uma sala de estar, sala de jantar e cozinha – ocupam o coração da casa e se ramificam para um terraço ao ar livre e um lounge interno. O lado mais oriental da casa é definido por uma suíte máster, com um chuveiro ao ar livre e um spa. Três quartos adicionais, uma sala de estar e um pátio descoberto estão localizados no lado oeste. A distribuição dos cômodos torna mais fácil para o proprietário fechar porções da casa, dependendo do número de pessoas que ficam hospedadas.
Outro diferencial sustentável da Cedar Lane House é o sistema de captação e utilização da água da chuva. A água é coletada em tanques subterrâneos e distribuída para todos os cômodos da residência.
Leia mais: Casa em Cingapura abraca a natureza por todos os ângulos
“Dos tijolos reciclados ao piso de carvalho áspero, os materiais internos foram pensados para serem imperfeitos, para marcar, arranhar e contar a história das vidas vividas dentro da casa”, disse Birch na descrição do projeto. “À medida que os revestimentos de madeira e os tijolos reciclados se desgastam, a casa envelhece graciosamente e se ajusta à paisagem ao redor”, finaliza.
Fonte: Inhabitat