“Os proprietários costumam desistir ao primeiro sinal de complexidade ou escalada orçamentária quando constroem uma casa autossustentável”, diz Clinton Cole, diretor da CplusC Architectural Workshop, uma empresa de construção e design sediada em Sydney, na Austrália. Mas Geoff Carroll e Julie Young são diferentes. Para eles, cultivar vegetais ou rastrear o consumo diário de energia não é tarefa a ser terceirizada. Ambos trabalham em uma empresa de análise de dados que ajuda os clientes a enfrentar os desafios da hiperurbanização e da mudança climática. Eles queriam criar uma casa que refletisse seu trabalho em sustentabilidade.

A casa do casal, localizada no subúrbio de Alexandria, em Sydney, sofria com o desempenho térmico ruim e a falta de espaço ao ar livre. A primeira recomendação do arquiteto foi derrubar a casa e começar do zero. Uma vez que a demolição foi feita, ele sugeriu reduzir o número de quartos, de quatro para dois, criar um pátio interno, alterar a escada que dá acesso ao terraço para a frente da casa e converter a garagem em um jardim de permacultura.

Casa autossustentável produz energia e alimentos em Sydney

Leia mais: Casa em São Paulo produz toda a energia que consome

O portão de entrada desta casa em Sydney foi reconstruído e recebeu uma série de plantas suculentas para sinalizar o que o visitante vai encontrar: uma casa repleta de vegetação. Os novos espaços verdes foram implantados para fins estéticos e práticos. Uma escadaria de vidro cilíndrica domina a frente da casa, e os degraus foram feitos a partir de goma reciclada.

Casa autossustentável produz energia e alimentos em SydneyUma minilagoa cheia de peixes garante que o ecossistema do jardim vertical esteja sempre em ordem. O ciclo é completado pelas plantas que filtram a água. A casa conta também com um galinheiro, que faz parte de outro ciclo: o casal se alimenta de produtos colhidos na própria horta e divide parte da comida com as galinhas, que lhes provêm ovos e fertilizam a terra.

Casa autossustentável produz energia e alimentos em Sydney

Leia mais: Casa-estufa cercada pela natureza produz alimentos o ano todo

Casa autossustentável produz energia e alimentos em SydneyGeoff conta que ele e Julie costumam passar 10 minutos por dia cuidando das galinhas e dos peixes, e cerca de uma hora por semana acertando detalhes na horta e colhendo os alimentos frescos e prontos para consumo.

Casa autossustentável produz energia e alimentos em Sydney

Casa autossustentável produz energia e alimentos em Sydney

Há também uma corrente que liga a calha a um tanque que armazena a água da chuva, que é usada na lavanderia, nos banheiros e no jardim. Além disso, um sistema não elétrico aquece a água usada na residência, e um conjunto de placas de captação de luz solar produz mais energia do que o casal costuma gastar por mês. Geoff se diz satisfeito com o lar e garante que cuidar de tudo dá menos trabalho do que se pode imaginar: “Um sistema bem planejado praticamente cuida de si mesmo”, finaliza o proprietário.

Fontes: Hypeness e Dwell

Fotos: Murray Fredericks

Comentários