Uma empresa sueca desenvolveu uma luminária capaz de revolucionar a forma como construímos e vivemos hoje. A tecnologia da Solros (girassol, em sueco) permite trazer a luz do sol de fora da casa para qualquer ambiente interno, utilizando como conexão apenas um cabo de fibra óptica. O sistema pode iluminar naturalmente ambientes escuros com ou sem janela.
A luz natural comprovadamente faz bem para nossa saúde. Ela é capaz de regular diversos processos fisiológicos de nosso metabolismo, como o sono e a digestão, através da liberação de hormônios. Por isso é indispensável que as pessoas tenham acesso a janelas e à luz natural, tanto em casa como no trabalho. Esta, porém, não é a realidade da maioria das pessoas que moram e trabalham em grandes centros urbanos.
Leia mais: Energia solar cresce no Brasil
Para conseguir buscar a luz do sol, a Solros criou um sistema que funciona em três etapas:
- Um prato de aço inoxidável espelhado é fixado ao telhado, varanda ou qualquer outro lugar que receba o máximo de sol possível durante todo o dia. Este prato possui um sensor que acompanha o sol automaticamente e, devido ao seu formato arredondado, reflete os raios solares para dentro do cabo de fibra óptica.
- A luz do sol então viaja por dentro de um cabo com um conjunto de 37 fibras ópticas. Existem diferentes tipos de fibras: as de plástico e as de vidro. As de plástico são recomendadas para residências por serem mais baratas e conseguirem levar a luz a uma distância de até 20 metros. Já os cabos de fibra de vidro são mais caros e alcançam até 100 metros de distância do ponto a ser iluminado. A instalação do cabo não tem muito segredo, basta passar o cabo do telhado até o ponto que você deseja iluminar, como nos cabos de internet e televisão.
- Os raios solares, quando saem do cabo, são distribuídos dentro da luminária em forma de caixa, iluminando todo o ambiente. O equipamento funciona mesmo em dias nublados.
Dessa forma, os ambientes passam a ter muito mais vida. Veja a simulação abaixo:
Leia mais: O panorama da energia solar no resto do mundo
A empresa já está fazendo uma pré-venda do equipamento no Kickstarter, onde também arrecada fundos para investir na tecnologia. Em troca, os interessados têm direito a itens como camisetas e canecas, além da chance de se tornarem representantes do negócio.
Fonte: Ciclo Vivo