Utilizar a bicicleta para se locomover pelas cidades é uma excelente maneira de aliar preservação do meio ambiente com prática de exercícios físicos. No entanto, ser um ciclista em um centro urbano, muitas vezes, é um grande desafio. Além de lidar com a escassez de ciclovias e o desrespeito dos motoristas, os ciclistas dependem das condições climáticas para utilizar suas bikes. Pedalar com chuva, neve ou debaixo de um sol escaldante torna os trajetos ainda mais complicados. Mas e se fosse possível pedalar uma bicicleta de quatro rodas que protegesse o ciclista de todos esses fenômenos?
Projetado pelo sueco Mikael Kjellman, o PodRide é uma bicicleta elétrica que, à primeira vista, parece um carro. Em seu país de origem, Kjellman encontrava muitas dificuldades para pedalar, principalmente nos dias mais frios. Por adorar aventuras ao ar livre e preferir a bike para realizar suas atividades diárias, ele decidiu criar uma bicicleta de quatro rodas que pudesse ser utilizada independentemente da condição climática.
Produzido com um motor elétrico, o PodRide permite pedalar em estradas pavimentadas ou de terra. Com um simples ajuste ao nível de assistência do motor, é possível usar a bike até mesmo em ladeiras. Dessa forma, seja para o dia a dia de trabalho ou para uma viagem de aventura no campo, Kjellman garante que esta bicicleta será uma boa opção. O PodRide atinge até 25km por hora, mas, se o ciclista quiser aumentar a velocidade, basta pedalar.
Leia mais: Usar bicicleta reduz riscos de desenvolver doenças
Esta bike foi projetada com alguns itens tradicionalmente inseridos nos automóveis, como faróis, setas de direção e limpadores de vidros. Os diferenciais deste modelo ficam por conta do pequeno aquecedor, pensado para os invernos congelantes da Suécia, e a suspensão a ar. A bicicleta possui ainda um banco confortável, com apoio para as costas, projetado na mesma altura de um veículo pequeno, e um invólucro que cobre toda a extensão da bike e protege o ciclista de fenômenos como vento, chuva, neve e sol.
Atualmente, Kjellman está em busca de acionistas para investirem no PodRide, para que possa, assim, iniciar uma produção em série. Enquanto não consegue a verba, ele trabalha no projeto original, a fim de baratear a produção e incluir alguns diferenciais. Além do porta-malas já presente no protótipo, Kjellman pretende incluir um compartimento traseiro que levaria um passageiro infantil, um pet ou suas compras e bagagens.
Confira um vídeo com mais detalhes do PodRide.
Leia mais: Bicicleta é ótima opção para explorar novos lugares
Gostaram da ideia de andar em uma bicicleta de quatro rodas que parece um carro? Provavelmente os Flintstones adorariam esta bike! 🙂