A aurora boreal é um dos espetáculos naturais mais bonitos do planeta. A explicação do fenômeno é um pouco complexa, mas ele, basicamente, é formado pelo choque do plasma solar com partículas da atmosfera após contato com o campo magnético da Terra. Em determinados períodos do ano, a aurora boreal ilumina o céu de algumas cidades próximas aos polos e proporciona uma experiência única a quem observa de perto as formas e cores que surgem à noite.
A Islândia é um dos países onde é possível avistar a aurora boreal e é lá, mais precisamente próximo ao Parque Nacional Thingvellir, que foi construído um hotel sustentável, que garante uma vista privilegiada desse belíssimo fenômeno natural. Por ser uma região rodeada pela natureza, os arquitetos tinham um grande desafio: causar o menor impacto possível ao meio ambiente.
Para que isso fosse possível, o Ion Luxury Adventure Hotel foi construído a partir de uma estrutura pré-fabricada de concreto, que ultrapassa os padrões de construção ambientalmente seguros e se funde com o solo coberto de lava e musgo. O design minimalista evita a poluição visual e faz com que o hotel fique camuflado na paisagem. Construída aos pés de uma montanha, a hospedagem incorpora materiais inovadores, práticas sustentáveis e características naturais da Islândia.
O hotel foi todo decorado a partir do reaproveitamento de diversos materiais, entre eles madeira, borracha e até mesmo lava. As comodidades oferecidas nos quartos são feitas de ervas islandesas, e tudo que o hotel proporciona ao hóspede, desde a roupa de cama até a comida do restaurante, é produzido com materiais orgânicos, tendo como base o comércio justo.
Leia mais: Patagônia chilena tem hospedagem sustentável
Todos os banheiros foram construídos com um sistema de economia de água, e as pias foram produzidas a partir de pneus reciclados. As grandes janelas de vidro, que vão do teto ao chão, propiciam uma vista privilegiada da aurora boreal e ainda garantem entrada de luz natural nos ambientes.
Por ser cercado por fontes termais, o Ion é abastecido por um sistema geotérmico, que fornece água quente e energia para os ambientes internos. As várias trilhas próximas ao hotel permitem ao viajante encontrar algumas dessas fontes, enquanto ele aprecia as belezas naturais do local.
Conferir um dos fenômenos naturais mais encantadores da Terra é um privilégio ao qual nem todo mundo pode ter acesso. Os custos da viagem e o frio intenso podem ser um empecilho para quem deseja ver de perto esse espetáculo. Mas, se você tem esse sonho e pretende realizá-lo, agora já sabe que existe um hotel confortável e sustentável esperando por você!