Considerado por muitos a oitava maravilha natural do mundo, o Parque Nacional Torres del Paine possui inúmeros atrativos naturais que justificam este título. Localizado na Patagônia chilena, o parque é perfeito para os amantes da natureza, que procuram o lugar para explorar suas montanhas de granito, geleiras e lagos. Além da beleza estarrecedora, o parque possui outro diferencial: o EcoCamp Patagonia, um hotel sustentável totalmente diferente de tudo que você já viu!
Em vez de um prédio vertical ou de pequenos chalés, o hotel é composto por cúpulas geodésicas, construídas de forma sustentável. Cada cúpula possui uma estrutura semiesférica com várias claraboias, que proporcionam a entrada de luz natural e promovem a circulação do ar. Além disso, aquecedores a gás propano e paredes espessas contribuem para o isolamento térmico dentro dos ambientes.
O reaproveitamento de materiais também está presente nesta hospedagem sustentável. Todas as roupas de cama e cortinas são feitas de fibras naturais, alguns móveis são de vime e outros produzidos a partir da reutilização de madeiras. Uma máquina de compostagem e um fogão à lenha de baixa emissão dão o toque final às acomodações.
Leia mais: Biohotel: um hotel sustentável na Colômbia
Além de favorecer a entrada de luz natural, parte da energia das cúpulas é fornecida de forma renovável, através de painéis fotovoltaicos. Com o sistema, cerca de 40% da energia consumida no hotel é proveniente dos painéis. Outro diferencial bacana é que boa parte das acomodações tem um terraço com varanda, ideal para relaxar, rodeado por diversas belezas naturais.
O hotel possui ainda uma grande área de convivência formada por quatro cúpulas geodésicas conectadas, onde os hóspedes realizam as refeições, experimentam bebidas típicas e compartilham experiências. Há ainda uma área de leitura e um pátio ao ar livre com um local destinado para o preparo de autênticos churrascos de cordeiro da Patagônia.
O EcoCamp foi construído para proporcionar uma experiência única aos visitantes e estreitar a relação do homem com a natureza. No próprio hotel é possível agendar passeios e caminhadas pelo parque. Antes de iniciar as aventuras ou após um longo dia de imersão na natureza, o hotel oferece aulas de ioga.
Leia mais: Conheça o primeiro hostel feito com contêineres do Brasil
A hospedagem sustentável na Patagônia chilena já ganhou alguns prêmios por suas políticas ecológicas, uso inovador de tecnologia verde e por incentivar viagens ambientalmente responsáveis. Segundo o site, o hotel tem como objetivo aumentar a conscientização dos clientes ao colocar o meio ambiente em foco.
E então? Que tal programar as próximas férias para este paraíso? E, se você já esteve no EcoCamp, conte pra gente sua experiência! 🙂