O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), projetado pelo arquiteto e urbanista José Portocarrero, venceu o prêmio BREEAM Awards 2018 como o melhor edifício sustentável na categoria “Novas Construções em Uso das Américas”. Além disso, também foi eleito por voto popular como o melhor prédio sustentável da premiação. Baseado nas casas indígenas, referências em bioclimática, o edifício, localizado em Cuiabá (MT), se destaca pelo conforto térmico e utilização máxima da iluminação natural.

O BREEAM Awards 2018 é concedido pela mais antiga empresa certificadora de construções sustentáveis no mundo, sediada em Londres. A BREEAM já avaliou mais de 250.000 edifícios em todo o planeta. Foram premiados 20 edifícios em várias categorias e países, mas o destaque ficou por conta do Centro Sebrae de Sustentabilidade, que foi o mais bem avaliado pelo público, recebendo mais de 2.000 votos pelo site.

CSS em Curitiba é o prédio mais sustentável da América
Foto: Rai Reis/021

O professor José Portocarrero foi convidado pelo Sebrae para desenvolver o projeto devido aos seus estudos sobre as habitações da etnia bororo, no Parque do Xingu. A volumetria do Centro Sebrae de Sustentabilidade faz lembrar uma oca, porém, adaptada ao terreno em aclive.

Leia mais: Conheça a casa que é uma verdadeira onda verde

O que é o CSS

O CSS é a unidade de referência nacional do Sistema Sebrae em sustentabilidade e está localizado junto ao Sebrae de Mato Grosso, em Cuiabá. Sua missão é produzir e distribuir conhecimento para todas as unidades do Sistema Sebrae, visando ao atendimento de empresários e empreendedores em sustentabilidade.

CSS em Curitiba é o prédio mais sustentável da AméricaTodas as ações do Centro visam estimular o ingresso dos pequenos negócios (98,5% das empresas brasileiras são micro e pequenas), o quanto antes, na chamada “nova economia” ou “economia de transição”, que considera a sustentabilidade um dos eixos fundamentais, valorizando o equilíbrio entre os resultados econômicos, ambientais, sociais e culturais das atividades empresariais.

Os diferenciais sustentáveis do CSS

Inaugurado em maio de 2011, o prédio do CSS é um laboratório vivo de boas práticas da construção sustentável. Possui formato ogival como as casas xinguanas, exemplares em termos de arquitetura bioclimática e vernacular.

CSS em Curitiba é o prédio mais sustentável da AméricaEntre os benefícios do projeto, destacam-se o conforto térmico, a utilização máxima da iluminação natural e a cobertura em duas cascas, que possibilitam o resfriamento interno do prédio e a captação de água da chuva, filtrada e armazenada para uso na irrigação do jardim, lavagem de piso, banheiros, entre outros.

CSS em Curitiba é o prédio mais sustentável da América

Leia mais: Casa convida natureza para entrar nos ambientes

Além da iluminação natural, duas “microusinas” fotovoltaicas solares foram implantadas no telhado do prédio em 2016, o que ajudou a tornar o Centro 100% autossustentável e reduziu o consumo do Sebrae MT em 40%. O edifício ainda conta com uma instalação de compostagem, que recebe resíduos orgânicos da lanchonete e da poda de árvores e plantas. O jardim do CSS é integrado por espécies do Cerrado, Pantanal e Amazônia, biomas presentes no Estado do Mato Grosso.

Comentários