Londres é uma cidade conhecida mundialmente pelo céu cinzento e pelos incontáveis dias de chuva. Mas o que poderia ser uma característica ruim para alguns se transformou em inspiração para dois arquitetos. Anna Liu e Mike Tonkin são os proprietários de uma típica casa londrina, porém, ao decidirem reformar a parte de trás da residência, construíram um cantinho especial, coberto por um lindíssimo telhado verde completamente diferenciado.
Construído com madeira compensada, o telhado curvado foi projetado para acompanhar o movimento do sol. Dessa forma, os ambientes internos aproveitam ao máximo a luz natural. Para aprimorar a iluminação dos espaços, diversas claraboias foram instaladas no teto no telhado. Com design diferenciado, projetados com a ajuda de artesãos locais, esses pontos de luz iluminam o espaço interno e remetem pingos de chuva.
Leia mais: Conheça o maior jardim vertical do mundo
Como foi dito, a chuva foi a grande inspiração para o projeto, por isso as gotas de água têm uma função muito interessante nesse espaço. Ao caírem, são armazenadas em um reservatório situado na cobertura e reaproveitadas nos banheiros e na rega do jardim suspenso. Mas a chuva possui ainda uma função estética muito bacana. Ao acionar um botão, a água armazenada cai em forma de cascata e preenche uma piscina de granito, localizada abaixo do terraço. Forma-se, então, um lindo espelho-d’água.
Paredes de vidro que vão do teto ao chão foram colocadas ao redor da piscina. Sob o telhado, uma sala foi projetada para apreciação de um jardim, mas também pode ser usada para reuniões. Uma parede espelhada na área externa tem como função esconder outros ambientes da casa, como uma oficina, a cozinha e um galpão. No andar de baixo, o porão foi ampliado e transformado em um quarto e dois banheiros, tudo cercado por muito verde.
O espaço é utilizado pelo casal tanto como estúdio quanto como uma espécie de segunda residência, que abriga parentes e amigos. O projeto demorou cerca de 12 anos para ficar pronto, mas não é para menos. Com tantos detalhes encantadores, é possível entender o preciosismo da dupla!
Leia mais: Pequeno jardim vertical decora e produz brotos comestíveis
Adoramos o projeto! O telhado verde, além de aprimorar o conforto térmico, ainda ajuda no sistema de recolhimento de água da chuva. Já pensou que bacana você estar em uma reunião e, de repente, ser surpreendido com a formação de um espelho-d’água? Será que muitos clientes do casal já foram pegos de surpresa? 🙂
Imagens: Edmund Sumner