Entenda a importância da destinação correta do lixo eletrônico
Cada vez mais presente no dia a dia dos condomínios, o hábito de reciclar e dar alguma utilidade àquilo que não serve mais muitas vezes fica restrito ao básico: separação de lixo orgânico (restos de alimentos) do lixo reciclável (papel, latas de alumínio, vidro etc.). Mas muita gente deixa de lado o lixo eletrônico, que possui substâncias tóxicas capazes de contaminar o solo e até fazer mal à saúde humana. O descarte correto do celular, por exemplo, tão presente nas nossas vidas atualmente, pode impactar o meio ambiente e também o orçamento no fim do mês. Apesar disso, o número de brasileiros que reciclam seus celulares ainda é muito baixo: cerca de 2%.
Por este motivo, reunimos quatro bons motivos para você reciclar o seu celular e incentivar os seus amigos, vizinhos e familiares a fazerem o mesmo. Confira:
1) PRESERVAR RECURSOS NATURAIS E A SUA SAÚDE
Você sabia que mais de 80% do material de um aparelho celular pode ser reciclado? Cobre, ferro, prata e plástico são alguns materiais encontrados, além de cádmio, níquel e chumbo. A exposição ao cádmio, por exemplo, pode trazer problemas respiratórios e de densidade de osso.
2) PROTEGER O MEIO AMBIENTE
Reciclar uma bateria de íons de lítio um celular pode prevenir a contaminação de até 60 mil litros de água. Em tempos de crise hídrica, vale a pena ter esta informação em mente e evitar o desperdício.
3) ECONOMIZAR ENERGIA
Ao reciclar 1.000 celulares você economiza a energia elétrica consumida por 14 famílias durante um mês.
4) EVITAR GASES DE EFEITO ESTUFA
Parece curioso, mas ao reciclar 1 tonelada de celulares vocês está ajudando a evitar 10 toneladas de gases de efeito estufa emitidos.
Viu só? Vale a pena pensar em reciclar na hora de trocar de celular, não? Compartilhe essas informações e ajude a disseminar a ideia da reciclagem! 😉
Leia também: 5 dicas de locais para descartar o seu lixo eletrônico