Já reparou que, em determinados locais, passamos horas e horas caminhando e não nos sentimos cansados, enquanto, em outros lugares, andamos um pouco e já nos sentimos exaustos? É verdade que nos sentimos mais cansados em alguns dias do que em outros, mas existe ainda um outro fator que contribui para essa sensação. Você já ouviu falar em Walkability?
Walkability ou caminhabilidade é um conceito de mobilidade urbana sustentável que avalia a facilidade que as pessoas têm para se deslocarem pelas cidades. Desta forma, se o percurso é amigável e agradável, a percepção da distância percorrida é menor, já quando o caminho é difícil e desagradável, ainda que a pessoa ande pouco, a sensação de cansaço é bem maior.
O principal objetivo do walkability é tornar as ruas mais propícias às caminhadas e, para isto, algumas ações são necessárias, como o desestímulo ao uso do carro, a viabilização de calçadas com boa qualidade e a verificação do acesso aos centros comerciais e áreas de lazer da região. Além disto, o percurso precisa ser de fácil acesso para qualquer pessoa, de preferência arborizado, para que haja sombras, e com áreas confortáveis para a espera do transporte público ou simplesmente para descanso.
Leia mais: Parque público é exemplo de urbanismo sustentável em Nova Iorque
Uma das principais vantagens deste conceito sustentável é a melhora da saúde pública da região, visto que mais pedestres caminhando significa menos carros nas ruas e, consequentemente, a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera e dos congestionamentos. Lembrando que caminhar faz muito bem ao coração e, se no trajeto respirarmos um ar mais puro, os benefícios serão ainda maiores!
Cada vez mais o walkability tem passado de tendência para um novo parâmetro de planejamento urbano em grandes cidades do mundo. Várias cidades da Europa já utilizam este conceito e, aqui no Brasil, algumas regiões começam a dar os primeiros passos. Como destaques, podemos citar a cidade de Jundiaí, que investiu bastante em caminhabilidade nos últimos anos e o próprio Rio de Janeiro, com a viabilização do passeio público da Avenida Rio Branco, no Centro, que retirou os carros do local e abriu espaço para pedestres e ciclistas.
A mobilidade urbana sustentável veio para ficar e estamos torcendo para que, em breve, mais ruas estejam aptas a receber pedestres e ciclistas. O trânsito, principalmente nas grandes cidades, é um ponto que merece atenção e a criação de passeios públicos e ciclovias pode ser uma solução sustentável para o problema dos congestionamentos. Compartilhe essas informações com seus amigos e diga pra gente nos comentários: como está a caminhabilidade da região onde você mora?
*Crédito imagens: Carla Neiva