O trânsito nas grandes cidades está cada vez mais caótico. Levantamentos indicam que no Rio de Janeiro o carioca gasta em média 45 dias por ano em engarrafamentos, gerando segundo projeções da Firjan prejuízos na ordem de R$ 25 bilhões em 2015. Neste cenário, uma opção de transporte vem pouco a pouco ganhando força: a bicicleta.

Amplamente utilizada em cidades europeias como Copenhague, Amsterdam e Barcelona, além de reduzir problemas de tráfego, oferece benefícios tanto para a saúde quanto para o bolso de quem usa este meio de transporte. A boa notícia é que em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo o aumento da extensão de ciclovias, sua integração com transporte de massa, e novos serviços para quem quer adotar este meio de transporte têm contribuído para que este meio de transporte seja cada vez mais utilizado.

No caso do Rio de Janeiro, já são 400 km de ciclovias, e a previsão é que até o final do ano este número suba para 450 km, interligando o centro com diversas áreas da cidade e passando por cartões postais como a Av. Niemeyer. Para ajudar quem quer ir de bike de casa até o transporte público, o serviço de “Bike Parking” (bicicletários) ajuda ciclistas a guardarem suas bicicletas com segurança. Hoje já temos seis em estações da Supervia no Rio de Janeiro. Para o carioca que quer ir de bicicleta para o centro de sua cidade, um bom estímulo foi a criação do Bike Rio Café, que oferece estacionamento para sua bike e lugar para o ciclista tomar banho antes de ir ao trabalho.

Bike sharing condomínio Rochaverá
Bike sharing condomínio Rochaverá

E se você não tem ou não acha que precisa ter uma bicicleta só para você, existe uma excelente opção: a utilização do “Bike Sharing” (compartilhamento de bicicletas). Neste tipo de serviço, é possível alugar uma bicicleta por algumas horas, devolvendo-a em pontos específicos. Quem nunca viu, por exemplo, as famosas bicicletas laranjas do Itaú, presentes em diversos pontos da cidade? Outra boa novidade é a implantação deste serviço em condomínios comerciais, como no caso do Rochaverá Corporate Towers em São Paulo, que oferece o compartilhamento de bicicletas tradicionais e elétricas. Segundo a Compartibike, empresa fornecedora deste serviço, os condomínios e empresas que adotam este serviço obtém benefícios como: utilização de meio de transporte mais saudável e sustentável, diminuição de gastos e tempo com deslocamentos e, no caso específico de empresas, melhorias na produtividade de colaboradores.

Vamos torcer para que cada vez mais a bicicleta possa ser utilizada como meio de transporte urbano. E você, curtiria ir de bike ao trabalho? Deixa sua opinião para nós!

Comentários