Morar em um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza encanta a todos pela diversidade de nossas belezas naturais. Por outro lado, a localização do nosso território possibilita que várias regiões recebam muito calor durante boa parte do ano. Com isso, haja ventilador e ar condicionado ligados para suportar todo este calorão, não é mesmo?
Por isso, diminuir a conta de energia acaba sendo um grande desafio para quem mora em condomínios. Aqui no blog, já demos várias dicas para você economizar, seja através de pequenas atitudes ou com ajuda da tecnologia. E por falar em tecnologia, você sabia que a Nasa desenvolveu uma tinta térmica capaz de reduzir em até 60% o consumo de energia elétrica em casas e edifícios?
Leia mais: Casa no Reino Unido impressiona pela eficiência energética
Segundo os criadores, a tinta térmica possui ação reflexiva e é capaz de refletir até 99% dos raios solares. Feita à base de água e microesferas ocas de vidro, ela pode ser aplicada em qualquer superfície, mas sua eficácia é ainda maior ao revestir as partes que recebem maior incidência de raios solares. Outra vantagem desta tinta é seu valor que, em média, custa metade do preço das espumas de poliuretano, que são bastante utilizadas em projetos de isolamento térmico.
Leia mais: Conheça a casa de papelão com excelente isolamento térmico
Fornecedores do produto garantem ainda que, aliando a tinta térmica a um ambiente bem ventilado, ela poderia até substituir o uso do ar condicionado. Já imaginou a economia que poderia gerar naqueles meses mais quentes do ano? A tinta térmica já está à venda em nosso país e pode ser encontrada em alguns fornecedores espalhados pelo Brasil. Para encontrá-la, basta uma rápida busca na internet.
E então, gostaram desta ideia? Se a tinta cumprir o que promete, trata-se de uma excelente opção para economia de energia. Caso você já tenha experimentado a tinta térmica, conte pra gente nos comentários o que você achou! 🙂
Fonte: Ciclo Vivo