Conheça o primeiro finalista do Prêmio Secovi Rio 2014
Síndico há três mandatos consecutivos do Edifício Gold River, no Maracanã, Paulo Splitz é um gestor preocupado com o desperdício de água. À frente da administração de um prédio com sete pavimentos e 20 apartamentos, Paulo decidiu que era hora de dar um basta nesta situação e resolveu reaproveitar a água potável da cisterna e caixa d´água para os processos de lavagens e desinfecção semestrais das mesmas.
Morador do Condomínio do Edifício Gold River há 22 anos, Paulo já acumula 15 anos na função de síndico, que já exercia anteriormente. Par ele, o desperdício de água é algo que deveria ser evitado sempre, em qualquer lugar e por todos.
“A água é um recurso não renovável. Não podia vê-la indo pelo ralo sem fazer nada para mudar a situação” – afirma Paulo, que explica ainda a existência de uma segunda tubulação, que fez com que as bombas de´água trabalhassem menos, economizando significativamente o gasto com energia. O condomínio também realiza coleta seletiva de lixo e já ofereceu palestra sobre conscientização para a separação correta do lixo.
Entenda o processo de lavagemAntes da lavagem da cisterna, que possui capacidade para armazenamento de 32 mil litros, os funcionários do condomínio bombeiam a água contida nela para a caixa superior, com capacidade para 40 mil litros. E antes da lavagem da caixa, a água retorna para a cisterna através de tubulação instalada no dreno de esgotar. Assim, o desperdício de cerca de 30 mil litros de água não acontece mais.
Prêmio Secovi Rio
Por este projeto tão bacana e ecologicamente correto, o Paulo e seu condomínio são finalistas do Prêmio Secovi Rio na categoria Condomínio Sustentável. Ao todo, são três finalistas e a cerimônia de premiação será realizada no dia 24 de setembro, na Feira Secovi Rio – Condomínio Ideal, que este ano tem a sustentabilidade como foco principal.
Quer participar da Feira Secovi Rio e ficar por dentro do que há de novo no mercado imobiliário? Clique aqui para fazer a inscrição gratuita!