Evento cresce e traz evoluções de empresas que já pensam sustentabilidade como parte fundamental do negócio

Foram dois dias de muito conteúdo, troca de experiências e cases de tirar o chapéu. Como não poderia deixar de ser, a 2ª edição do Sustainable Brands Rio sacramentou o evento como o maior fórum de debate de sustentabilidade corporativa do país. Crescendo 50% em relação ao ano passado, o SB Rio 14 recebeu, durante os dias 24 e 25 de abril, mais de 500 pessoas interessadas em discutir ideias, trazer inovações e pensar em tecnologias para um futuro sustentável.

Em um evento como esse, é até difícil destacar o que observamos de melhor, pois cada debate, cada painel e todos os discursos nos fizeram refletir e voltar para casa cheios de inspiração. Mas vamos tentar contar pra vocês um pouco do que rolou por lá:

Mensagens sustentáveis através da arte

O artista plástico Eduardo Srur é autor de inúmeras intervenções urbanas pelo Brasil. Em sua palestra, mostrou como a arte pode transmitir mensagens de uma forma impactante, atingindo a população e despertando a consciência para causas sociais. Um dos exemplos mais bacanas apresentados foi como reciclar o seu olhar e gerar uma visão diferente da população em relação aos resíduos sólidos. Ele colocou 20 garrafas pet coloridas gigantes às margens do rio Tietê, em São Paulo.

Grupo Pão de Açúcar sai na frente, cria modelo de negócio para sustentabilidade e engaja consumidor

Com um histórico pioneiro em sustentabilidade no mercado de varejo, o Grupo Pão de Açúcar inovou e marcou um gol. O projeto batizado de Novo de novo chegou para firmar a rede de supermercados como importante agente de educação do consumidor para uma vida mais sustentável, além de assumir o compromisso de recriar produtos em parceria com seus próprios fornecedores, a partir dos resíduos da coleta seletiva feita nas lojas.

“Consuma, vá as nossas lojas e descarte o material reciclável. Nós utilizamos o papel e o tetrapak para a reutilização, levando-os para as cooperativas que separam esse material que vamos utilizar”explica André Svartman, Gerente de Marcas Exclusivas do Grupo.

André relevou que desenvolveram tipos de papel feitos a partir de papel reciclado, que poderiam servir para novas embalagens de rodutos. Com a ajuda de parceiros, como Unilever e Taeq, conseguiram criar esse novo material. O próximo passo então era entrar em contato com os fornecedores de mercadoria para oferecer a oportunidade de utilizar essas embalagens recicladas. Quem topa, faz a compra com os parceiros e no final o Pão de Açúcar vende aquele material nas lojas com um selo exclusivo da marca Novo de novo. O resultado? Uma nova cadeia produtiva, que utiliza material reciclado para firmar relações de negócio entre os varejistas, que por fim, oferecem um produto de qualidade e ecofriendly aos seus consumidores.

“Nós do Grupo Pão de Açúcar nos vemos como agentes de mudança e queremos mudar essa cadeia para melhor” – conclui André, ressaltando que esse é o conceito de sustentabilidade corporativa para a empresa.

Tecverde, a empresa que constrói sustentabilidade

O jovem empreendedor Caio Bonatto falou sobre o desafio de entrar no setor da construção civil para fazer diferente e construir

casas sustentáveis de forma rápida, eficiente e inovadora. E assim nasceu a Tecverde, uma empresa de engenharia que trouxe para o Brasil os conceitos de tecnologia mais avançados no mundo para construção de casas.

“A sustentabilidade está presente em todos os processos da nossa construção. Assim, conseguimos reduzir em 85% o volume de resíduos, 80% menos CO2 e através da nossa tecnologia, levamos duas vezes mais conforto térmico e acústico, além de economia às nossas construções”.

Depois de assistir a apresentação do Caio, batemos um papo super legal com ele, que você confere no próximo post da categoria Arquitetura. Não perca!

Um evento que disse para o que veio

“Ano passado mostramos a cara e esse ano a gente ficou de pé”. É assim que o organizador do SB Rio 14, Álvaro Almeida enxerga essa 2ª edição. Para ele, a economia colaborativa está cada vez mais forte e pode ser uma das soluções para o futuro: gente criando soluções.

“O engajamento do público interessado é muito valioso e pode gerar bons frutos e novas ideias de sustentabilidade. O mote do evento vem daí: Reimagine, redesenhe, regenere – todas as questões de futuro da gente e as oportunidades existentes estão ligadas a problemas, mas para cada problema há uma oportunidade, seja ela de negócio ou uma solução colaborativa” – finaliza Álvaro.

E depois de tanto exemplo bacana, quem aí se animou para começar uma vida mais sustentável em casa? A jovem empresa vencedora da competição Inovettion Open, um dos destaques doe vento, nasceu a partir de um bate papo entre amigos. Em breve falaremos mais sobre a treebos pra vocês. 🙂

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