O Blog Condomínios Verdes ama plantas! Além de deixarem os ambientes mais bonitos, algumas ainda exercem funções extras em nossa casa como, por exemplo, repelir insetos. Mas, não é só isso! Ter a planta certa no cômodo certo é importante para a adaptação da planta. Lugares muito úmidos ou com pouco sol precisam de plantas que consigam sobreviver nessas condições.
Conversamos com a Carol Costa, responsável pelo site Minhas Plantas, que nos deu dicas valiosas sobre as plantas ideais para cada ambiente da casa. Confira!
Quarto:
Muita gente ainda tem a crença de que não se pode ter planta no quarto, pois, à noite, as plantas fazem respiração e liberam gás carbônico. Mas, você já parou para pensar que, quando dividimos o quarto com outra pessoa, ela também respira e nem por isso ficamos sem ar suficiente para respirar? Com as plantas é a mesma coisa! Além delas não roubarem nosso oxigênio, de manhã, elas voltam a fazer fotossíntese, o que melhora a qualidade do ar do ambiente.
Dica: A Lavanda acalma e relaxa ajudando a melhorar o sono. Mas, para que ela sobreviva, é preciso receber sol o dia todo!
Cozinha:
Além de ornamentar, ter uma horta na cozinha é bastante funcional! Mas atenção, nenhuma planta gosta de variação de temperaturas, por isso, nunca coloque uma planta perto do fogão! Uma opção é deixar em cima da geladeira ou no aparador da pia.
Dica: Você pode plantar ervas para preparar chás, escolher plantas com cheiros mais fortes para tirar odores da cozinha ou ainda plantar temperos, como hortelã, alecrim e manjericão.
Sala de jantar:
Enfeitar a mesa de jantar com flores em garrafas ou taças de sobremesa é sempre uma boa opção! Mas fique atento à altura do arranjo para que não fique na direção dos olhos.
Dica: Aposte na Gipsofila! Seu buquê, além de ser barato, oferece um visual muito bacana!
Banheiro:
Por ser muito úmido, não é qualquer planta que consegue sobreviver. Tente deixá-la o mais próximo possível da janela e longe do chuveiro.
Dicas: Violeta-africana e musgo bola se adaptam muito bem.
Área de serviço ou varandas:
Escolher a planta ideal vai depender da quantidade de sol que o ambiente receber.
Dica: Se o ambiente receber sol o dia inteiro, uma boa sugestão é a espada-de-são-jorge, mas se receber apenas claridade, opte pela flor-de-maio, que, com certeza, deixará o espaço mais bonito.
Outras dicas importantes da Carol Costa:
– Os únicos lugares que não podem ter plantas são os ambientes completamente sem luz. Para estes locais, a sugestão são as plantas permanentes ou preservadas.
– Truque da Carol: para saber se a planta vai se desenvolver em determinado ambiente, pegue uma bula de remédio e tente ler com a luz natural. Se você conseguir ler a bula, é porque existe luz suficiente para a planta crescer.
– Muitas plantas precisam de luz difusa, ou seja, apenas claridade. A distância mínima recomendada para este tipo de planta é de 2m a 3m da fonte do sol.
Anotaram todas as dicas? É importante lembrar que para uma planta crescer bonita e saudável é preciso luz adequada e alguns cuidados que variam de espécie para espécie. Investir em plantas para compor um ambiente melhora a qualidade do ar e deixa o espaço mais atraente. Compartilhe essas dicas com seus vizinhos e amigos!