Saiba como Maria Tereza Garcez ensina sua técnica de bolsas de caixas de leite através da internet

Hoje a gente traz a história da Maria Tereza Garcez, uma ex-bancária que viu sua vida mudar através da reciclagem de caixas de leite: ela as transformou em lindas bolsas e carteiras e hoje não só as comercializa como desenvolve workshops e oficinas para repassar suas técnicas para quem quer investir na reciclagem de caixas de leite e reaproveitamento de materiais.

bolsa-caixa-de-leiteConfira abaixo o nosso bate-papo com a Maria Tereza.

1) Como surgiu a ideia de criar bolsas a partir da reciclagem de caixas de leite? Há quanto tempo você faz esse trabalho?

Trabalhei durante 15 anos como bancária e no ano de 2006 precisei me afastar da empresa. Com isso, adquiri uma insônia que realmente me chateava muito, assim, para ocupar meu tempo e principalmente, servir como terapia, comecei fazendo embalagens para presente, utilizando as caixas de leite e as revestindo com filtros de café usado.

Percebi que ao juntar as caixas poderia fazer embalagens maiores e consequentemente vieram as bolsas. Os modelos foram surgindo e as ideias aumentado. A partir daí consegui criar uma técnica própria de como fazer bolsas de caixas de leite. No início as bolsas eram presenteadas a familiares e amigos que, ao usa-las, faziam  propaganda divulgando o trabalho. Logo as encomendas foram chegando e a necessidade de comercializar minhas bolsas foi inevitável e em 2010 criei, com a ajuda do meu marido, que é técnico ambiental, o Blog Ecoarte – Bolsas de Caixas de Leite.

bolsa-caixa-de-leite-012)  Hoje você dá aulas e ensina as pessoas a criarem também. Como foi isso? E como funcionam suas aulas? São feitas online?

Hoje praticamente não foco mais na comercialização das minhas bolsas, me dedico a novas criações, novos  modelos e a passar minhas ideias e técnicas adiante, através de palestras, workshop, Apostilas e oficinas, que são ministradas dentro do Projeto Reciclando Vidas, de minha autoria, um projeto itinerante calcado nos três pilares da sustentabilidade, reduzir, reciclar e reaproveitar. O objetivo dele é implantar oficinas de artesanato sustentável em creches, ONGs e comunidades carentes.

Além das oficinas, tenho as apostilas – ebooks, arquivos em pdf que podem ser enviados via e-mail. Todo o material é cuidadosamente desenvolvido, pois os volumes trazem um passo a passo detalhado, com linguajar simples e de fácil assimilação, além de fotos explicativas com detalhes de cada passo a ser executado.

bolsa-caixa-de-leite-023)  Quais outros materiais você utiliza além das caixas de leite? Produz outras coisas além de bolsas?

O meu foco maior sempre foram as caixas de leite e o produto final as bolsas e carteiras, mas trabalho também com garrafas pet, garrafas de vidro, madeiras reaproveitáveis e tudo que se possa reciclar e transformar.

Para revestir meus trabalhos uso filtro de café usado, cascas de ovos, retalhos de tecidos, jornal, revistas… Além das bolsas faço e reciclo vasos, flores, cachepôs, móveis decorativos de pequeno porte… Até onde a imaginação e a criatividade for eu vou junto.

bolsa-caixa-de-leite-034)  Pra você, qual a importância da sustentabilidade no dia a dia de um indivíduo?

Acredito que a sustentabilidade além de ser importante é imprescindível para a vida do ser humano. Temos obrigação moral, existencial em preservar o ambiente em que vivemos. Acredito que a educação vem de berço, então a educação ambiental também, pois somente com indivíduos devidamente educados e culturalmente formados teremos uma chance de sobrevivência.

bolsa-caixa-de-leite-045)  Você mora em casa ou condomínio? Acredita que a implantação de ações sustentáveis em prédios pode trazer mais qualidade de vida para os usuários?

Eu moro em casa, acredito que qualquer ação sustentável seja ela pequena ou com maior amplitude é muito importante e pode sim trazer muito mais qualidade de vida a qualquer indivíduo disposto e consciente.

bolsa-caixa-de-leite-056)  O que você diria para quem quer iniciar um trabalho de coleta seletiva e/ou reciclagem, mas não sabe por onde começar?

Em primeiro lugar acredito na conscientização, depois vem os planos e objetivos e como consequência a ação, que é a mais importante de todas elas. Quando comecei com este meu trabalho reciclei uma caixa de leite, depois mais uma e mais uma e assim foi… Simples e fácil. Hoje minha ação deixou de ser pontual e está se tornando global, consegui espalhar minhas ideias e fazer com que pessoas acreditem nelas e também as executem. Acredito que as pequenas ações são tão importante como as grandes. Faça sua parte sem medo ou preconceito e muitos lhe seguirão.

bolsa-caixa-de-leite-06Viram que exemplo bacana da Tereza? O que começou como uma simples ideia de reciclagem de caixas de leite acabou se tornando o projeto que mudou sua vida.

Tem uma história bacana que envolva sustentabilidade no seu dia a dia? Compartilha com a gente enviando e-mail para condominiosverdes@secovirio.com.br

Comentários