Você é daquelas pessoas que amam plantas, mas não possuem talento para cuidar nem de uma suculenta? Ou ainda, você gostaria muito de ter plantas em casa, mas viaja à beça e não tem tempo para cuidar delas? Ou melhor, você ama plantas, cuida delas direitinho, mas, sempre que viaja, fica com o coração apertado, pois não tem ninguém para cuidar de suas plantinhas? Bem, se você se encaixa em qualquer um desses perfis, talvez exista uma solução que resolverá os seus problemas: o Clayola!
O Clayola é um pote de cerâmica esculpido à mão por artesãos egípcios. Por ser produzido a partir da argila, um material natural e poroso, permite a transferência da água para o solo. Seu funcionamento é bastante simples e utiliza a gravidade. Basta enterrar o Clayola no vaso e conectá-lo, por meio de tubos, a um reservatório de água, que deve ficar em um local mais elevado.
“À medida que a água evapora das folhas de uma planta, ela extrai água do solo e, à medida que o solo seca, a própria planta extrai água do Clayola para regar o solo!”, diz o site da startup. Não é demais? 🙂 Os criadores garantem ainda que o pote de cerâmica é até 80% mais eficiente do que a rega tradicional e os sistemas de irrigação por gotejamento.
Leia mais: Overdose de plantas é o segredo deste lugar para trabalhar melhor
Dessa forma, a planta extrai exatamente a quantidade de água que ela precisa para manter-se viva e saudável! Seu formato cônico foi projetado para que o Clayola seja facilmente enterrado no solo, além de criar um perfil de distribuição de água que minimiza perdas no fundo do vaso e maximiza a entrega para as raízes. O topo esmaltado foi idealizado para impedir a evaporação da água.
Um reservatório de água de 20 litros pode regar de 6 a 8 plantas durante semanas nos dias mais quentes e por mais de um mês durante o inverno. Para tornar o sistema sustentável, é possível ligar o Clayola a fontes de água renováveis, como um sistema de drenagem de água da chuva ou um recipiente com água descartada do ar-condicionado. O pote de cerâmica já está à venda em sites como o Amazon e custa 50 dólares.
Leia mais: Conheça as plantas ideais para as áreas comuns dos condomínios
Ficou animado para encher sua casa de plantas sem ter a preocupação de regá-las (risos)? Vale lembrar que as plantas precisam de outros cuidados, como poda e combate às pragas. As plantas colorem uma casa e levam vida aos ambientes, mas, como todo ser vivo, precisam de cuidados! Compartilhe com seus amigos! 🙂