Você sabia que locais que incorporam a natureza podem ajudar a diminuir o cansaço mental e a restaurar a habilidade de manter o foco no trabalho? A consequência é muito positiva e pode melhorar não só o desempenho de trabalhadores que ocupam edifícios comerciais, como de estudantes que habitam espaços construídos para aprender. O resultado? Mais qualidade de vida para todos!

Mas a gente ainda se pergunta: De que forma a natureza impacta a performance no trabalho e no resultado da empresa? Confira abaixo cinco motivos listados pelo portal Planeta Sustentável para levar mais verde para o seu escritório:

AMBIENTE FICA MAIS ALEGRE (MESMO)
Você acha que as plantas não têm influência sobre o humor? Ledo engano. Estudo feito pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, mostrou que investir no verde pode ter grande efeito sobre a felicidade dos trabalhadores. A pesquisa envolveu 450 colaboradores. Aqueles que tinham plantas no escritório se mostraram mais satisfeitos com suas condições de trabalho em comparação com os que não tinham arbustos ao redor.

Outro ponto importante é que a vegetação acalma o ambiente. De acordo com especialistas, quando vemos uma planta, inconscientemente ficamos maia calmos e tranquilos, com maiaor propensão a relaxar com facilidade.

Imagem: © Corbis
Imagem: Corbis

FILTRA O AR
O crescimento de plantas também ajuda a filtrar o ar, o que pode, consequentemente, melhorar a qualidade de vida. De acordo com uma pesquisa feita pela NASA e publicada pelo pesquisador Bill Wolverton no livro “Plantas – Como elas contribuem para a saúde e o bem-estar do homem“, em tradução livre, o verde é capaz de absorver os poluentes de ambientes fechados. Para que esse efeito surja, é preciso que a planta esteja perto da janela, como uma jardineira, por exemplo, que forma uma barreira física contra os poluentes.

AUMENTA A UMIDADE DO AR
Assim como a capacidade de melhorar o ar interno, as plantas ainda melhoram os níveis de umidade do ar. Isso acontece porque 97% da água absorvida pelos vegetais é devolvida ao ambiente, aumentando em até 15% a umidade em ambientes fechados.

O benefício para ambientes fechados é imenso, principalmente os que estão equipados com ar-condicionado. Como a planta exige rega constante, consegue deixar o ar mais leve e impactando diretamente na saúde das pessoas.

As plantas também podem diminuir em até 20% a poeira dos ambientes e deixar as salas mais confortáveis, visto que a umidade do ar permanece no índice recomendado para a saúde humana, entre 30% e 60%.

REDUZ O ESTRESSE
Durante pesquisa citada, a psicóloga Helen Russell, da Universidade de Surrey, no Reino Unido, encontrou provas científicas de questões já percebidas por ambientalistas: as plantas no escritório podem reduzir o estresse. Para chegar a esse resultado, a profissional pediu para que participantes do estudo fizessem um teste difícil em uma sala cheia de plantas, e comparou a frequência cardíaca e a pressão arterial obtidas com as de pessoas que completaram o mesmo teste sem plantas.

O resultado dos que trabalharam no ambiente verde foi muito superior ao outro. Isso acontece porque as plantas têm influencia positiva na percepção que os trabalhadores têm do ambiente corporativo, melhorando assim a qualidade de vida deles.

AUMENTA A PRODUTIVIDADE
Outro estudo feito por pesquisadores europeus mostra que as plantas de interior ainda ajudam a manter o foco e melhoram a eficiência no trabalho. “Dois grupos realizaram o mesmo trabalho, mas um na presença de plantas e outro não. Ao término do experimento, a apresentação do grupo que trabalhou com vegetação foi muito mais criativa”, conta a paisagista Marisa Lima.

Segundo os dados, houve um aumento de 12% na produtividade nos trabalhos feitos na presença de vegetais.

Boas dicas para quem possui home office e para os gestores de edifícios corporativos que desejam contribuir para uma melhoria na qualidade de vida de seus funcionários, não? 😉

*Fonte: Planeta Sustentável e Exame.com

Comentários